SUS busca pacientes que aguardam na fila de cirurgia de quadril em Alagoas
Cerca de 170 pacientes alagoanos, que precisam fazer cirurgias de artroplastia do quadril, estão sendo procurados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A busca dos pacientes está sendo realizada dez meses após a decisão judicial em ação movida pela Defensoria Pública da União (DPU) para diminuir as filas de cirurgias de artroplastia em Maceió e Arapiraca.
A busca ativa é uma das medidas recomendadas extrajudicialmente em diálogo movido pela DPU e órgãos da saúde para cumprir os deveres estabelecidos após decisão judicial, expedida em novembro de 2020.
A decisão é para reduzir a fila de espera pela cirurgia, mais comum em idosos, e utilizada para substituir a articulação do quadril por uma prótese de metal, de polietileno ou de cerâmica.
Na época da ação ajuizada em 2019, mais de 300 pessoas que aguardavam na fila. Algumas delas esperavam o procedimento há mais de cinco anos.
Atualmente, foram localizados cerca de 118 pacientes na busca ativa. Eles estão sendo submetidos a exames, consultas pré-operatórias, com a realização das respectivas cirurgias em 60 dias.