Como usar o Whatsapp comercial de forma simples e rápida

12/09/2021 11h11 - Atualizado em 12/09/2021 12h12
12/09/2021 11h11 Atualizado em 12/09/2021 12h12
Como usar o Whatsapp comercial de forma simples e rápida
Fotos com mais qualidade no Whatsapp - Foto: Shutterstock

Entender como usar o WhatsApp comercial de forma simples e rápida é algo importante para empresas de todos os tamanhos, segmentos e regiões. Afinal de contas, o aplicativo é um dos mais usados do mercado nacional (está em 99% dos smartphones brasileiros) e já corresponde a cerca de 1% do PIB brasileiro pela quantidade e volume de negociações que são feitas por lá.

Não é à toa que tanta gente trabalha com o WhatsApp Business e a própria empresa lançou um sistema de pagamentos para agilizar e facilitar a maneira como os seus usuários podem fazer transações, inclusive comprando produtos ou serviços de empresas. Assim, tornou-se vital entender como usar o WhatsApp comercial de forma simples e rápida dentro da sua empresa.

E aí, quer aprender como usar o WhatsApp comercial de forma simples e rápida para começar a vender mais? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

Como usar o WhatsApp comercial de forma simples e rápida: 5 dicas

1. Tenha a API do WhatsApp Business



Um dos cuidados básicos necessários para usar o WhatsApp comercial em sua estratégia de marketing é comprar a API do WhatsApp Business. Esse recurso é uma espécie de código necessário para fazer alterações e usar recursos próprios dentro do WhatsApp.

Um exemplo é instalar chatbots no seu atendimento do WhatsApp Business (nós falaremos sobre isso mais para frente). Sem a API do WhatsApp Business, não dá para garantir que essas alterações serão aceites pelo aplicativo e sua conta pode ser banida.

Hoje em dia, o WhatsApp em si não vende a API. Por isso, é importante procurar por empresas sólidas e confiáveis que façam a venda aqui no Brasil.

2. Preencha mensagens gravadas para as ações mais comuns


O atendimento via WhatsApp pode ser feito no pré e no pós-venda. Em ambos os estágios, é comum que os clientes tenham as mesmas dúvidas ou mandem as mesmas mensagens.

Por exemplo, suponha que você tenha uma concessionária e seja normal atender um cliente que queira comprar carro seminovo. Nesse caso, o padrão é que a maior parte dos clientes compartilhe as mesmas dúvidas:

● qual o consumo desses modelos?;
● qual o preço?;
● qual o formato de pagamento?;
● qual o estado dos automóveis?

Com base nisso, o ideal é montar algumas mensagens com antecedência que ficarão gravadas no seu WhatsApp comercial e podem ser enviadas para os clientes com um toque.

Isso poupa tempo e torna o atendimento mais eficiente. Especialmente se você analisar bem as respostas obtidas para ver quais mensagens trazem mais resultados.

3. Treine seu time para usar o WhatsApp comercial


Utilizar o WhatsApp Business não é a mesma coisa que usar o WhatsApp “normal” que temos em nossos celulares. Por isso, é necessário algum treinamento para que a sua equipe de atendimento use bem todas as funções do programa.

Um exemplo são as mensagens pré-gravadas que mencionamos anteriormente. Usá-las poupa tempo e esforço, mas nem todas as pessoas sabem como fazer esse recurso intuitivamente.

Além disso, existem outras funções no aplicativo, como fazer listas de transmissão, classificar os contatos e muito mais. Tudo isso precisa ser ensinado para que a sua equipe saiba o que fazer em cada atendimento para cumprir a estratégia da empresa.

4. Integre seu WhatsApp ao CTA de campanhas de marketing


Um recurso muito bom do WhatsApp comercial é a possibilidade de integrá-lo ao CTA de campanhas de marketing nas redes sociais ou no Google. Por exemplo, suponha que sua loja venda smartphones e você investiu para aparecer nos resultados de buscas de pesquisas com a palavra-chave: “comprar iPhone”.

O que você pode fazer é adicionar um link de WhatsApp no CTA desse anúncio e abrir diretamente uma conversa com os seus atendentes assim que o cliente clicar naquele link.

Isso agiliza e otimiza as suas vendas, dependendo do mercado e do tipo de empresa, claro. Portanto, faça testes e veja se essa ferramenta faz sentido para você ou não.

5. Automatize tudo com chatbots


Por fim, não esqueça de automatizar o seu atendimento integrado com o uso de chatbots especializados no assunto. Essas ferramentas ajudam a poupar tempo e esforço, atendendo dezenas de pessoas ao mesmo tempo. Assim, dá para fazer uma triagem com os seus clientes e passar apenas os casos mais graves para os seus atendentes.

Agora que você viu como usar o WhatsApp comercial de forma simples e rápida, resta entender apenas como o sistema de atendimento ao público da sua empresa pode ser ajustado para ser melhor utilizado dentro dessa plataforma digital. Lembre-se de que o WhatsApp tem recursos audiovisuais e de mídia justamente para tornar a comunicação mais rica. Por isso, explore todas as possibilidades para o seu negócio e monte o melhor sistema para otimizar as suas vendas.

E aí, gostou de aprender como usar o WhatsApp comercial de forma simples e rápida? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o texto!