Guia de edição de vídeo para iniciantes

25/08/2021 10h10 - Atualizado em 27/08/2021 16h04
25/08/2021 10h10 Atualizado em 27/08/2021 16h04
Guia de edição de vídeo para iniciantes
Edição de vídeos - Foto: Edição de vídeos

Segundo pesquisa realizada pela empresa de marketing Tubular Insights, em 2020 cerca de 75% de todo o tráfego móvel do mundo era utilizado para acessar conteúdo de vídeo, ou seja, são quartos de três pessoas usando a internet para assistir a algum tipo de conteúdo de vídeo.

Portanto, produzir conteúdo de vídeo é a forma mais eficaz de garantir um público maior na internet, seja para entretenimento, conteúdo educacional ou mesmo para marketing, propaganda ou divulgação.

No entanto, para criar conteúdo de vídeo é necessário realizar uma tarefa com a qual muitos não estão familiarizados, a edição de vídeo.

Felizmente, existem muitos serviços e plataformas que facilitam esse processo, como o InVideo, serviço que funciona através da computação em nuvem onde nem é necessário investir em um computador potente, já que todos os processos e renderizações são realizados em servidores robustos da empresa.

Ainda, para facilitar esse processo de edição, separamos um guia, com alguns passos que devem ser seguidos para a edição de um vídeo, verifique abaixo:

1 - Importe os arquivos para o programa de edição


O primeiro passo é enviar o material gravado para o programa ou plataforma online, como no exemplo dado pela InVideo, adicione os arquivos em um novo projeto, ou algum template pré-definido, se o serviço de edição tiver um.

2 - Selecione os trechos que você irá utilizar


Nesta etapa, inicia-se a própria edição do vídeo, onde são feitos os cortes. Ou seja, você deve selecionar o material gravado que deseja manter na peça, e excluir o que deseja cortar para o resultado final.

3 - Organize a montagem em uma sequência lógica


Depois de selecionar os trechos que irá utilizar, é hora de iniciar a montagem da peça, juntando os cortes que você fez em uma ordem lógica, onde tudo faz sentido com a proposta que você estabeleceu para a sua peça .

É comum que nesta fase você se depare com a necessidade de fazer alguns ajustes nos cortes selecionados, sempre que achar que o início e o final de alguns cortes se ajustam melhor de outra forma.

4 - Complete o vídeo com imagens extras


O vídeo permite transmitir maior elucidação, a qualquer momento, por isso é comum inserir imagens extras após a edição, para agregar material extra que valoriza a edição e cria uma narrativa mais interessante.

Nesse caso, o conteúdo extra adicionado pode ser fotos, legendas, adesivos e até mesmo outro recorte de vídeo sobreposto em alguma posição relevante.

5 - Faça a mixagem do som


A trilha sonora faz parte de qualquer peça relevante do vídeo, seja para criar ruído de fundo na imagem ou dar o tom de abertura e fechamento da peça. Portanto, é necessário inserir a música em questão, ajustar o volume e fazer os cortes necessários.

6 - Renderizar e exportar o vídeo


A última etapa da edição propriamente dita não é o editor que faz, mas a plataforma escolhida, ou seja, o processo de renderização, onde o programa organiza e realiza todas as informações de edição e cria um trecho de vídeo em um único arquivo que pode ser salvo.

Agora, basta exportar este arquivo final, seja para salvar no computador ou, no caso de um serviço de edição de vídeo online, exportar para alguma rede social ou site de armazenamento em nuvem.