Governo de Alagoas promoveu a 4ª maior ampliação de investimentos em segurança pública no país
Os esforços do Governo do Estado para tornar Alagoas um lugar mais seguro foi outro aspecto destacado na edição 2021 do Anuário Brasileiro da Segurança Pública. A publicação, divulgada na última quinta-feira (15), comprova a evolução no aporte financeiro concedido pelo Executivo estadual para as Forças de Segurança: Alagoas aparece como o 4º ente federativo que mais ampliou os investimentos no combate à violência.
No comparativo entre 2019 e 2020, as despesas realizadas – incluindo policiamento, defesa civil, informação e inteligência e demais subfunções – tiveram acréscimo de 16,9%. No ano passado, o valor destinado às Forças de Segurança foi superior a 1 bilhão e 354 milhões de reais. Quando destacado apenas o repasse para a categoria Policiamento, o Governo de Alagoas também figura na quarta colocação, com aumento de 49,7% nos recursos.
“Esses investimentos viabilizam o maior ciclo de redução de violência da nossa história, o que certamente melhora a vida do povo alagoano, a segurança do próprio profissional da Segurança Pública e melhora o ambiente de negócio para o Estado receber mais investimentos privados, especialmente no turismo”, considerou Renan Filho, durante a entrega de 58 viaturas blindadas às forças policiais do Estado, no último mês de abril.
A progressão se confirma ao observar o crescimento percentual de 12,8% em 2019 para 13,9% em 2020, no tocante à participação das despesas realizadas com Segurança Pública em relação ao total das despesas realizadas pelo Executivo estadual. É o maior percentual da série histórica desde 2015.