36 enfermeiras de um hospital engravidam ao mesmo tempo nos EUA
Como diz a expressão popular, deve haver alguma coisa na água do Children's Mercy Hospital, na cidade de Kansas (EUA). Em 2019, trinta e seis enfermeiras da UTI neonatal ficaram grávidas ao mesmo tempo. Uma foto, com todas as mulheres segurando os bebês, voltou a viralizar nas redes sociais na última semana.
Allisson Ronco, 32, foi a primeira do grupo à dar à luz, em 7 de janeiro de 2019. Ela garante que casos como esse não são incomuns no hospital. "Sempre temos um baby boom acontecendo assim. As pacientes até brincam que não devem tomar a água daqui, a menos que queiram engravidar", disse em entrevista ao Good Morning America.
Todas as 36 enfermeiras trabalham na UTI neonatal do hospital, atendendo bebês que precisam de cuidados especiais. Segundo elas, isso é um fator que as ajuda ainda mais a valorizar e aproveitar a gravidez em conjunto. "A maioria de nós sai do hospital com um bebê saudável nos braços. Trabalhar onde você ajuda muitos bebês doentes dá a você uma perspectiva diferente e um nível totalmente novo de empatia", disse Allisson.
Algumas delas contam que, pela primeira vez, sentiram na pele o que passam os pais dos seus pacientes. A enfermeira Sarah Carboneau, 27, viu o filho nascer em 9 de fevereiro e, cinco dias depois, ter de ser transferido para a UTI. Os pediatras descobriram que ele havia nascido com um problema cardíaco.
"Eu estava muito confusa porque já vi muitas coisas acontecerem [como enfermeira]. Foi uma experiência difícil, porque eu sabia o que esperar quando ele desse entrada na UTI neonatal", disse. Segundo Sarah, estar perto das colegas de trabalho foi fundamental nesse momento. “Eu estava cercado por todos que conhecia. Sentir todo o amor foi avassalador, mas o hospital cuidou muito bem dele e o problema foi resolvido com uma cirurgia dias depois."