Veja lista de cidades que devem ficar em alerta devido as fortes chuvas
As fortes chuvas que estão caindo em várias cidades de Alagoas, sobretudo Maceió, já superaram a média esperada para todo o mês em abril. Nas últimas 24 horas já choveu o equivalente a 100 milímetros.
Em Maceió, desde sábado alguns bairros da cidade estão em risco, com registro de deslizamento e alagamento em alguns pontos da Capital alagoana.
Em suas redes sociais, o secretário de Governo, Francisco Sales, mostrou alguns locais que esteve na manhã deste domingo, 11. Ele afirmou que a situação é preocupante, mas que os órgãos já estão atuando para evitar maiores tragédias.
“Durante essa madrugada houve muita chuva. O que estava previsto para todo o mês caiu em um único dia. Registramos locais com mais de 100 mm de chuva. A orientação da Defesa Civil é que a população ligue para 199 em qualquer tipo de ocorrência”.
As pessoas que estão em área de risco devem buscar abrigos seguros. “Você que está se sentindo inseguro, vá para casa de um parente porque a previsão é de mais chuva para todo o dia. A prefeitura de Maceió está de plantão por toda a cidade”.
Em alerta, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) informou a possibilidade de chuva forte em pontos isolados do Litoral (particularmente na Região Norte e na Região Metropolitana) e Zona da Mata, para este domingo, 11, e para segunda-feira, 12.
A chuva pode atingir o Agreste e o Baixo São Francisco, com menor intensidade. Nas outras regiões ambientais do estado, não há previsão de chuva significativa.
A Defesa Civil também emitiu alerta de chuvas com possibilidade de deslizamento de terra em encostas, alagamentos e transbordo de pequenos riachos.
Segundo a Defesa Civil, o alerta é para os seguintes municípios:
Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Campestre, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Flexeiras, Jacuípe, Japaratinga, Joaquim Gomes, Jundiá, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Matriz de Camaragibe, Messias, Novo Lino, Paripueira, Passo de Camaragibe, Pilar, Porto Calvo, Porto de Pedras, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, São Luiz do Quitunde e Satuba.