Comitiva de Guiné conhece sistema do Instituto de Identificação de Alagoas
Estado foi escolhido para receber visita técnica por ser referência nacional em estrutura e segurança do sistema adotado para emissão de carteiras de identidade.
O Instituto de Identificação de Alagoas recebeu nesta terça-feira, (16), a visita de uma comitiva do Ministério dos Transportes da República da Guiné. Os integrantes do país da África Ocidental vieram conhecer a experiência da implantação do sistema de identificação civil, e o trabalho desenvolvido pela empresa responsável por esse sistema, considerado um dos mais modernos do país.
Alagoas foi escolhido para receber a visita da comitiva africana por ser referência nacional em estrutura e segurança do Sistema automatizado de identificação biométrica (ABIS). Desde 219, o Estado utiliza em toda rede de postos do Instituto de Identificação o sistema Abis para emissão da primeira e segunda via de carteiras de identidade.
O chefe do projeto do Ministério dos Transportes da República da Guiné, M. Sakho Momo, e toda sua equipe iniciaram a visita pela sede do Institutos de Identificação. Eles foram recebidos pelo superintendente do órgão, Roney Presbítero, pelo Diretor de Relações Institucionais da empresa Thomas Greg, Gabriel Teixeira, e o gestor da Thomas Greg Afrique de l’Ouest. Keita Sekou Oumar.
Roney Presbítero, superintendente do II, explicou que o objetivo da visita da delegação do Ministério dos Transportes da Guiné foi ver de perto as atividades de emissão de identidade em Alagoas para replicar o mesmo modelo na República da África Ocidental. Desde o agendamento eletrônico, passando pelo atendimento presencial, até o momento em que a carteira é impressa no papel moeda.
A comitiva também esteve in loco no novo posto do Instituto de Identificação que funciona no Já Centro, recém-inaugurado e que foi idealizado para atendimento exclusivo para emissão de carteiras de identidade. Na unidade eles acompanharam de perto o atendimento à população, a captura das digitais, da imagem da face, e da assinatura e tiraram todas as dúvidas sobre o funcionamento com a equipe responsável pelo atendimento à população.
“Explicamos cada detalhe de funcionamento do sistema, como funciona a parceria entre o Instituto de Identificação e a empresa Thomas Greg, e a rede de atendimento à população na emissão da carteira de identidade. Também mostramos a estrutura física e de pessoal que foi montada pelo órgão para atender usuários com segurança durante esse período de pandemia do novo coronavírus”, disse o superintendente.
A visita da comitiva da República da Guiné em Alagoas continua nesta quarta-feira, dia 17. Eles irão conhecer o sistema de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), utilizado pelo Departamento de Transito de Alagoas (Detran-AL).