Após 4 anos preso, Rogério Casanova estreia como ator em ‘Arcanjo renegado’

Por Patrícia Kogut-O Globo 01/02/2021 17h05 - Atualizado em 01/02/2021 17h05
Por Patrícia Kogut-O Globo 01/02/2021 17h05 Atualizado em 01/02/2021 17h05
Após 4 anos preso, Rogério Casanova estreia como ator em ‘Arcanjo renegado’
Rogério Casanova - Foto: Reprodução/ Instagram - Junior Mota

Em “Arcanjo renegado” - série do Globoplay que estreia na próxima quinta-feira, 4, na Globo -, o protagonista Mikhael (Marcello Melo Jr.) enfrenta um rival que, por conta da sua crueldade, é apelidado de Chucky, uma referência ao boneco assassino do filme. O personagem é vivido por Rogério Casanova, que, aos 43 anos, nunca tinha pensado em ser ator antes de participar da produção.


A sua trajetória até chegar às telas passa por uma superação pessoal e a reconstrução da vida depois de adulto. Em 2013, ele foi preso, acusado de envolvimento com o tráfico de drogas. Acabou passando quase quatro anos encarcerado. Nesse período, tornou-se referência para presos e funcionários pelo bom comportamento. Ao ser libertado, passou a trabalhar no projeto Segunda Chance, agência de empregos do grupo AfroReggae voltada para a inclusão de ex-presidiários no mercado de trabalho.


- Pensando nas coisas que já aconteceram comigo, eu não acredito no que estou vivendo atualmente, com a série fazendo tanto sucesso. Hoje, entendo que eu tinha que passar pelo que passei, apesar de não ser uma situação fácil. Acho que o mais importante foi nunca perder a fé, mesmo num momento em que não via nenhuma solução na minha frente - explica.


Foi por meio do AfroReggae que a oportunidade de se tornar ator apareceu:


- O José Junior (fundador do grupo e criador da série) me chamou um dia e disse que tinha um papel que tinha tudo a ver comigo. Ele queria que eu fizesse um teste. No início, achei que fosse brincadeira, mas fui lá e fiz. Fiquei chocado quando eles disseram que adoraram. Não aguentei e caí no choro de emoção na hora.


A partir da série, Casanova decidiu investir na carreira, passou a estudar teatro e sonha em se manter financeiramente apenas como ator. Enquanto esse dia não chega, concilia o ofício com o trabalho de gerente de um restaurante no Centro do Rio. No tempo livre, aproveita para estudar para o seu segundo projeto na TV. Ele foi escalado para a terceira e a quarta temporadas de “A divisão”, também do Globoplay, em que interpretará um policial:


- Quando terminamos as gravações do “Arcanjo renegado”, o Heitor Dhalia (diretor) me chamou e disse que eu tinha ido muito bem e deveria pensar em seguir na carreira. A partir daí, comecei a estudar bastante. Eu estava cursando a faculdade de Educação Física e acabei tendo que trancar por conta de tudo isso.


Paralelamente à repercussão da estreia como ator, Casanova vive a emoção de se tornar pai. A sua filha, Maryah, nasceu há dois meses:


- É um momento muito bom da minha vida. Muita gente me mandando mensagem e falando da felicidade de me ver dar a volta por cima. Quero dar ainda mais orgulho para a minha família e meus amigos.

Rogério Casanova em 'Arcanjo renegado' (Foto: Reprodução)