PF abre inquérito para apurar a maior invasão Hacker da história do Brasil, no STJ

Por Redação 06/11/2020 15h03
Por Redação 06/11/2020 15h03
PF abre inquérito para apurar a maior invasão Hacker da história do Brasil, no STJ
STJ - Foto: Divulgação

O Brasil sofreu esta semana seu maior ataque Hacker da História. Todo sistema de computadores, inclusive o backup, do Superior Tribunal de Justiça foi invadido na última terça-feira, 03.

Após o ataque, na quarta-feira, 04, o STJ informou que pediu investigação da Polícia Federal. O caso começou a ser investigado na última quinta-feira, 05.

Segundo o ministro Humberto Martins, devido ao ataque, todas as sessões de julgamento foram suspensas até a manutenção para restabelecer a segurança do sistema.

"As diligências iniciais da investigação já foram adotadas, inclusive, com a participação de peritos da instituição", informou a PF.

"Eventuais fatos correlatos poderão ser apurados na mesma investigação, que está em andamento na Superintendência Regional da Policia Federal no Distrito Federal", acrescentou a corporação.

Após o ataque, os hackes tentaram extorquir os ministros. Os criminosos podem responder também pela chamada Lei Carolina Dieckmann, que tornou crime a invasão de aparelhos eletrônicos para obtenção de dados particulares.

Veja a nota da imprensa:

Brasília/DF - A Polícia Federal informa que instaurou inquérito policial para apurar as circunstâncias da invasão dos computadores do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
As diligências iniciais da investigação já foram adotadas, inclusive, com a participação de peritos da instituição.
Eventuais fatos correlatos poderão ser apurados na mesma investigação, que está em andamento na Superintendência Regional da Policia Federal no Distrito Federal.


Divisão de Comunicação Social