Saiba quais são os protocolos para o retorno das aulas em Alagoas

Por Redação com Gazetaweb 26/10/2020 11h11 - Atualizado em 26/10/2020 11h11
Por Redação com Gazetaweb 26/10/2020 11h11 Atualizado em 26/10/2020 11h11
Saiba quais são os protocolos para o retorno das aulas em Alagoas
Volta as aulas - Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) publicou o protocolo de orientação para o retorno das atividades em escolas de Alagoas. O protocolo foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira, 26.

O plano de ação deve ser dividido em três etapas, com a preparação da equipe escolar, definição de nova rotina no ambiente escolar, e monitoramento de ações de prevenção e combate à covid-19.

Segundo as regras, alunos, funcionários das escolas devem utilizar máscaras, ter a temperatura aferida diariamente, se manter distante 1,5 metros uns dos outros. Também não pode compartilhar objetos, sem eles cadernos, livros, canetas, borrachas...

No ambiente escolar deve haver cartazes com orientações do protocolo. O ambiente deve ser bem ventilado, preferencialmente ventilação natural, controle de entrada e saída de pessoas na escola, atendimento por hora marcada ou por outros meios de comunicação entre pais e a escola.

Os funcionários devem orientar, na entrada, para que se faça a higienização do solado dos sapatos; direcionar o estudante e trabalhadores para higienização das mãos na entrada da escola; incentivar o uso de álcool em gel ou limpeza com água e sabão; organizar fila com distanciamento de 1,5m para entrada e saída dos estudantes; sinalizar o distanciamento na entrada da escola e nos locais de atendimento ao público com cartazes e adesivos no chão; e exigir o uso de EPI [Equipamento de Proteção Individual] - máscara de tecido, de acrílico e luvas para vigias e funcionários que vão acolher os estudantes, distribuir merenda e atender a comunidade escolar.

Na hora da merenda, todos devem reforçar a higienização das mãos e retirar as máscaras, apenas, para comer. A máscara deve ser substituída por outra, limpa.

A limpeza com produtos sanitizantes e desinfetantes precisa ser intensificada, da mesma forma, em todos os ambientes da unidade e do transporte escolar.

Funcionários e estudantes com sintomas gripais devem ser orientados a retornar para casa e buscar atendimento médico imediatamente.