Veja o ranking das melhores universidades do mundo de 2020

03/02/2020 22h10 - Atualizado em 04/02/2020 01h01
03/02/2020 22h10 Atualizado em 04/02/2020 01h01
Veja o ranking das melhores universidades do mundo de 2020
Foto: Pixabay

Foi divulgado recentemente o ranking do THE (Times Higher Education), que revela as melhores universidades do mundo de 2020. A Universidade de Oxford, no Reino Unido, lidera a lista pelo quarto ano consecutivo, enquanto a também britânica Cambridge aparece em terceiro lugar.

Dos Estados Unidos, o California Institute of Technology subiu três posições e é o segundo colocado na publicação da THE.
Stanford, MIT (Massachusetts Institute of Technology), Princeton, Harvard, Yale, Universidade de Chicago e Imperial College London completam, nesta ordem, o ‘Top 10’ do ranking.

Embora a elite global do ensino superior continue sob domínio do Reino Unido e dos Estados Unidos, com suas universidades entre as 26 de maior destaque, a China e a Suíça surpreendem com três instituições entre as melhores colocadas.

A China continental expandiu sua influência no cenário mundial e tem agora as duas melhores universidades da Ásia: Tsinghua e Pequim, terminando na 23ª e na 24ª colocação, respectivamente. Já a Suíça foi reconhecida pelo ETH Zurich (Instituto Federal de Tecnologia de Zurique), classificado em 14º lugar, subindo cinco posições em relação ao ano passado.

Na Europa, as principais
instituições da Itália avançaram entre as 200 principais, assim como as representantes da Alemanha, que continuam sólidas.

O Canadá também está muito bem representado, com a Universidade de Toronto em 18º lugar, a British Columbia e a McGill em 34º e 42º, respectivamente, ganhando algumas posições em relação à ultima classificação, de 2019.

Na América Latina, o Brasil foi o melhor colocado, com a USP (Universidade de São Paulo) ficando na faixa de 251 a 300 do ranking.

Várias novas regiões viram suas instituições pela primeira vez na lista como Cuba, Brunei, Malta, Montenegro, Porto Rico, Vietnã e Bangladesh.

Para elaborar o ranking, a THE considera treze indicadores que pontuam a qualidade e o desempenho das instituições em relação a ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais.

A lista completa de 2020 possui quase 1.400 universidades, de 92 países, sendo a maior e a mais diversificada de todos os tempos. O respeitado ranking, auditado pela PricewaterhouseCoopers, é também a principal referência para estudantes, professores, governos e especialistas do setor do mundo inteiro.

Veja aqui a lista da THE >>> https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings