O que você deve saber antes de criar um logotipo?

22/12/2019 12h12 - Atualizado em 09/01/2020 18h06
22/12/2019 12h12 Atualizado em 09/01/2020 18h06
Ter um logotipo que valorize o seu negócio vai além de apenas um simples símbolo, pois é através dele que haverá a identificação do que se trata a sua loja, sendo a identidade visual do seu negócio. Mas o que é o logotipo e o que fazer antes de criar um? Algumas dúvidas surgem durante o percurso da criação. Vejamos as soluções para algumas.

O que é um logotipo?

De início e de forma breve, o logotipo é o nome dado é a junção do símbolo com a tipografia, uma espécie de assinatura que se torna de certa forma a representação da empresa padronizando a identidade visual, a representação gráfica da marca. Assim, o logotipo tenta reunir o máximo de informação que se é possível sobre a marca que será lançada, sendo de forma abreviada o visual do negócio. Em um mercado de grande concorrência que hoje possuímos, é importante que um logotipo seja bem esquematizado e realizado, pois ele irá transmitir uma ideia ao cliente e assim contribuirá com o faturamento do seu negócio. Um logotipo que não seja tão dentro do padrão desejado poderá vir a dar a entender em algo não tão confiável ou atrativo e afastar a clientela.

Entenda um pouco do processo de criação do logotipo

Estude, faça uma pesquisa, busque informações acerca do negócio que irá ser criado, faça um esboço, desenhe, dê um significado e a partir daí você terá um posicionamento de como será o logotipo que será criado, nem sempre o menos chama pouca atenção, em alguns casos colocar informações demais pode acabar ofuscando a ideia e não atrair os consumidores. Analise as cores, os fundos, as fontes e tudo que será utilizado para criação. Assim, depois de analisar esses aspectos juntamente com o produto, observe o público que será alvo, segmento, estilo e entre outros mecanismos que serão mais fáceis de desenvolver o logotipo. Adote como exemplo, a Apple, Coca-cola, Adidas, Nike e entre outros logos que possuem um tipo de texto simples e que de imediato faz com que a imagem do produto venha em mente sendo chefes do mercado, pois o público não está adepto a ter de memorizar informações detalhadas ou longas e até mesmo as crianças conseguem associar e desenhar os logotipos só de ouvir. Optar pelo simples e objetivo pode ser uma ótima proposta.

Onde será apresentado o logotipo?

Essa é uma pergunta que você tem que ter em mente e por sua vez, possuir a resposta, isto é, será apresentado nas mídias? Em outdoors? Cartões de visitas? O meio que será divulgado é importante, pois caso o logotipo possua uma sombreamento diferente, nem todos os mecanismos de divulgação irão reproduzir as cores de acordo com o que foi feito em seu projeto, as cores poderão mudar, as letras distorcer, a foto ficar diferente e assim por diante. Dessa forma, é importante também ter esse cuidado para depois não acontecer de sair do padrão que foi planejado.

Fique ligado às tendências!

Observe os logotipos de outros ramos, analise o design, faça uma comparação ao longo dos anos. Cuidado com as fontes de letras! Nem sempre aquela fonte de letra que achamos bonita irá cair bem em nosso negócio, principalmente quando se trata de algo visual. Tome bastante cuidado, é preciso analisar com cautela uma por uma e assim escolher a que se encaixe melhor. Caso venha optar por traços, ângulos, gráficos, formas e entre outros meios da geometria, preste atenção e tome muito cuidado, pois os alinhamentos, devem estar sincronizados com o designer ideal do seu logotipo, havendo assim a devida harmonização e equilíbrio.

Ademais, eles poderão ainda ser divididos em alguns tipos, por exemplo: logotipos textuais (são aquele que são desenvolvidos apenas através de textos), os iconográficos (que são reunidos com o texto e um ícone ou símbolo) e os cartoonizados (há o elemento textual atrelado com uma espécie de mascote).

Lembre-se: O logotipo é a representação visual do seu negócio, dessa forma, não há necessidade de elencar nele todos os elementos que ele possui o enfoque que o represente bem através dessa etiqueta que será lançada é o suficiente para que as pessoas possuam conhecimento e se sintam curiosos em conhecer. Existem inúmeras técnicas e mecanismos para criação do logotipo, isso é fato, mas as dicas aqui abordadas já darão uma ajuda grande e da melhor forma nesse seu novo desenvolvimento.