Em Arapiraca, tema da redação do Enem surpreende estudantes, mas provas foram boas

Por Redação 03/11/2019 19h07 - Atualizado em 04/11/2019 01h01
Por Redação 03/11/2019 19h07 Atualizado em 04/11/2019 01h01
Em Arapiraca, tema da redação do Enem surpreende estudantes, mas provas foram boas
Estudantes na Escola Estadual Senador Rui Palmeira - Foto: Josival Meneses/ Já é Notícia
Cerca de 5,1 milhões de estudantes em todo o país fizeram hoje (3) o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado em 1.727 municípios, em 10.133 locais. Os candidatos realizaram neste domingo as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Em Alagoas, cerca de 90 mil candidatos realizaram o exame. Neste primeiro fim de semana de maratona, os concorrentes tiveram 5h30 para responder as questões.

Mas o que surpreendeu mesmo foi o tema da redação do Enem 2019, "Democratização do acesso ao cinema no Brasil". No mais, os estudantes definiram as provas como “boas” e têm boas expectativas para os resultados.

A estudante Bruna Larissa se preparou durante todo o ano e realizou sua prova na Escola de Ensino Fundamental Domingos Lopes da Silva, no bairro de Canafístula. Para ela, a redação teve uma abordagem que ninguém esperava, que ela não esperava, mas classificou o tema como “bom”.

Já o estudante César Ferreira, que realizou o exame na Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, e que pretende uma vaga no curso de Educação Física, avaliou a prova deste primeiro dia como boa, apesar de não ter se preparado como gostaria.

Para o candidato Paulo César de Araújo, a prova estava boa, mas o tema da redação ele não esperava. O estudante, que pretende ser Engenheiro Agrônomo, só deixou o local da avaliação – na Escola Professor Mário César Fontes, no bairro Planalto – nos últimos minutos, para garantir que havia feito uma boa prova. Ele espera ansioso pelo próximo domingo, segundo dia de aplicação dos exames. “O bicho vai pegar”, disse.