Cuidar dos dentes é benéfico para todo o corpo

Por Agência Educa Mais Brasil 25/10/2019 13h01 - Atualizado em 25/10/2019 16h04
Por Agência Educa Mais Brasil 25/10/2019 13h01 Atualizado em 25/10/2019 16h04
Cuidar dos dentes é benéfico para todo o corpo
Foto: Divulgação
Nesta sexta-feira (25), comemora-se o Dia do Dentista. No Brasil, existem cerca de 578.306 mil especialistas e entidades ativas, segundo o Conselho Federal de Odontologia. A área de atuação desses profissionais é ampla com oportunidade para diversas especializações. Assim, dentistas registrados no Conselho Regional de Odontologia (CRO) podem tratar pacientes e são autorizados a realizar cirurgias e diversos procedimentos bucais.

Essa profissão foi regulamentada pelo decreto de Lei nº 9.311 de 1884, que criou os primeiros cursos de Odontologia no país. A data ganhou destaque pela importância do profissional no tratamento e prevenção de várias doenças bucais que acometem a população.

Com orientação de um dentista, é possível prevenir patologias e aprender a cuidar de forma correta da higiene bucal. Afinal, é importante que o cuidado seja efetivo, pois a boca é porta de entrada do nosso organismo e o cuidado com ela e todos os demais órgão ligados é importante para manter a saúde em geral.

Para a cirurgiã-dentista Aline Silva dos Santos, o trabalho do dentista traz vários benefícios. “Nós auxiliamos na manutenção da função mastigatória e da saúde bucal geral, que gera repercussões na saúde como todo e também na autoestima, que influencia diretamente na vida social, no trabalho”, ressalta a especialista.

Raio-X da Profissão


A graduação em Odontologia tem duração média de cinco anos. Ao longo do curso, o estudante se dedica ao estudo da boca, ossos da face, mandíbula e maxilar e participa de muitas atividades práticas em laboratório, o que complementa as aulas teóricas. Com o campo de trabalho amplo, o cirurgião-dentista precisa acompanhar o crescimento do mercado, investindo em novas especializações e equipamentos, conhecendo as tecnologias que facilitam o seu trabalho. Em média, um cirurgião-dentista tem remuneração entre R$2.414,06 a 4.079,76, segundo o Sistema Nacional de Empregos (SINE).

Bolsa de estudos pelo Educa Mais Brasil


Se você quer ser um cirurgião-dentista ou pretende se especializar em alguma área da Odontologia, o Educa Mais Brasil pode te ajudar. O maior programa educacional do país e oferece bolsas de estudo de até 70% de desconto em diversos cursos de graduação, pós-graduação e especializações. Acesse o site do programa e saiba mais. As inscrições são gratuitas.