Setembro Amarelo: Arapiraca promove “Caminhada pela Vida” nesta terça (10)

Por Assessoria 09/09/2019 17h05 - Atualizado em 09/09/2019 20h08
Por Assessoria 09/09/2019 17h05 Atualizado em 09/09/2019 20h08
Setembro Amarelo: Arapiraca promove “Caminhada pela Vida” nesta terça (10)
Foto: Lucas Ferreira/Ascom Arapiraca
Com a proposta de sensibilizar e chamar a atenção da população para a Campanha Setembro Amarelo, movimento de conscientização sobre a prevenção do suicídio, a Prefeitura de Arapiraca realiza a “Caminhada pela Vida”, nesta terça-feira (10), a partir das 15h30, nas ruas do Centro.

A concentração da caminhada, que é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Rede de Atenção Psicossocial do Município, vai acontecer na Praça Luiz Pereira Lima, a partir das 15h30. De lá, as pessoas seguem pelas ruas do centro, até o Mercado do Artesanato, na Praça Ceci Cunha. A sugestão é para que os participantes usem roupas na cor amarela ou branca, símbolos da campanha pela vida.

“A temática do suicídio ainda é cercada de grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, devido ao preconceito e/ou falta de informação. Por isso a importância de levar a campanha para espaços públicos e estimular a participação da sociedade na campanha de valorização à vida”, destaca Cledja Almeida, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial de Arapiraca.

Dados OMS

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. E segundo o site da campanha Setembro Amarelo, todos os anos são registrados cerca de doze mil suicídios no Brasil. Os índices fortalecem a proposta de trabalhar a prevenção, a partir de campanhas educativas.

“As pessoas precisam perder o medo de falar sobre o suicídio. O compartilhamento de informações ajuda a dar visibilidade à temática e estimulam o diálogo e a conscientização sobre problema e as formas de ajuda”, destacou a psicóloga e coordenadora Cledja Almeida, que ainda acrescentou: “A campanha é executada em setembro, mas a temática da prevenção do suicídio é trabalhada o ano inteiro, através da Rede de Atenção Psicossocial de Arapiraca.