Dicas para manter a casa limpa e fugir das bactérias

25/07/2019 09h09 - Atualizado em 25/07/2019 12h12
25/07/2019 09h09 Atualizado em 25/07/2019 12h12
Dicas para manter a casa limpa e fugir das bactérias

A rotina da maioria das pessoas hoje em dia é extremamente cansativa. Além de trabalhar, estudar para garantir o crescimento na carreira, se preocupar com as contas e compromissos, ainda é preciso cuidar da casa. Nesse dia a dia cansativo, fica difícil achar tempo e coragem para fazer tudo e ainda manter a casa limpa, organizada e principalmente, livre de bactérias.

Porém, uma casa limpa traz sensação satisfatória, melhora a saúde, ajuda a diminuir a ansiedade, eleva o nível de felicidade e gera mais conforto. Tudo isso pode ajudar a deixar a rotina mais leve.

Só que além de limpo, nosso lar também precisa estar protegido. Muitas vezes nos esquecemos dos germes e bactérias microscópicos que existem, e olhamos apenas para a superfície. Até mesmo objetos de uso pessoal, como o celular, podem estar contaminados e aparentemente limpos.

Segundo a microbiologista Maria Tereza Destro, as bactérias não voam, não pulam nem andam – elas se espalham pela casa através dos animais domésticos, dos insetos e das mãos das pessoas.

Mas calma, isso não é o fim do mundo! Vamos trazer dar algumas dicas que podem ajudar na hora de higienizar sua casa e seus objetos, para que além de limpos, eles fiquem protegidos das bactérias.

Rotina de Limpeza

O primeiro passo é estabelecer uma rotina de limpeza constante. Escolha um dia fixo para fazer a faxina pesada e siga o cronograma à risca. O tempo entre os dias de limpeza pode variar de acordo com as características de cada casa, geralmente uma vez por semana ou a cada quinze dias. Isso ajuda a impedir que a sujeira acumule.

Tire os sapatos

Não leve a sujeira da rua para dentro da sua casa. Mantenha um chinelo na porta e quando chegar faça a troca antes de entrar na residência. Essa atitude ajuda a manter o chão limpo por mais tempo, além de não trazer visitantes indesejados, como germes e bactérias.

Nosso corpo tem resistência aos microrganismos com os quais convivemos todos os dias, porém um invasor pode trazer visitas indesejadas, como por exemplo a micose.

Manutenção

No período entre os dias da faxina pesada, é importante fazer uma pequena manutenção na limpeza.Tenha como aliado um aspirador sem fio, para limpar os cantos mais rápido, e um pano com desinfetante, e passe de vez em quando na casa quando vir que a sujeira já está perceptível.

No caso da cozinha, mantenha a louça sempre limpa e não se esqueça de lavar a pia também. Deixar os pratos sujos acumularem não é uma boa ideia. Além dos restos de comida serem anti-higiênicos, eles também atraem baratas e ratos, que são cheios de micróbios.

Quando o assunto é o banheiro, faça uma limpeza rápida pelo menos uma vez por semana durante o banho mesmo.

Seguindo esses passos você terá a casa limpa sempre e poderá receber visitas a hora que quiser, sem se preocupar com surpresas, seja aquela sujeira visível ou aquele visitante chato e microscópico.

Sem contar que a sensação de estar no seu lar e poder descansar será única.