IBGE inicia hoje teste de coleta do Censo 2020 em quatro municípios de Alagoas

Por Redação com Gazetaweb.com 11/03/2019 16h04 - Atualizado em 11/03/2019 19h07
Por Redação com Gazetaweb.com 11/03/2019 16h04 Atualizado em 11/03/2019 19h07
IBGE inicia hoje teste de coleta do Censo 2020 em quatro municípios de Alagoas
Testes de coleta percorrerão comunidades quilombolas e indígenas em Alagoas - Foto: Reprodução
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu início, nesta segunda-feira (11), em todo o País, aos testes de coleta do Censo 2020. Em Alagoas, a coleta será feita nos municípios de Maceió, Joaquim Gomes, Matriz de Camaragibe e União dos Palmares.

Como a Gazetaweb mostrou, a coleta dá prosseguimento à primeira etapa do projeto piloto, iniciada em 20 de fevereiro, em 14 estados brasileiros, incluindo Alagoas. Na ocasião, o IBGE realizou uma pesquisa do entorno, que levantou a infraestrutura urbana dos municípios, para facilitar o trajeto e a logística dessa operação.

Nessa etapa, que vai até 5 de abril, serão testados os fluxos de trabalho dos recenseadores e novas tecnologias de coleta de dados. Além dos quatro municípios alagoanos, os testes de coleta serão realizados em outras 49 cidades brasileiras.

Segundo o gerente técnico do Censo Demográfico do IBGE, Luciano Tavares, durante as visitas, serão aplicados questionários para avaliar o tempo de resposta e a compreensão do informante sobre às perguntas. "É importante validar as perguntas na prática porque, em muitas situações, a resposta que esperamos obter é diferente", ressalta.

Tavares diz também que, para garantir a diversidade da amostra de um Censo, os municípios escolhidos são de diferentes portes. Em Alagoas, por exemplo, os testes serão feitos com a população indígena de Joaquim Gomes, e a população quilombola de União dos Palmares.

A partir de agosto do ano que vem, cerca de 220 mil recenseadores visitarão mais de 70 milhões de domicílios nos 5.570 municípios de todo o País, investigando os principais aspectos da vida dos brasileiros, como educação, saneamento básico, religião, deficiências físicas, trabalho e rendimento.