Mais Médicos abre inscrições para formados no exterior sem Revalida

Por Veja 07/12/2018 19h07 - Atualizado em 07/12/2018 22h10
Por Veja 07/12/2018 19h07 Atualizado em 07/12/2018 22h10
Mais Médicos abre inscrições para formados no exterior sem Revalida
Foto: PAHO/Flickr
O Ministério da Saúde abriu as inscrições do Programa Mais Médicos aos profissionais brasileiros e estrangeiros formados no exterior, sem registro no Brasil. O novo edital é uma medida para garantir médicos em todos os locais que contavam com os profissionais da cooperação com Cuba e que foi encerrada pelo país caribenho.
Os candidatos terão entre os dias 11 e 14 de dezembro para se inscrever e enviar a documentação ao Ministério da Saúde para que a inscrição seja validada.

De acordo a pasta, são necessários dezessete documentos para validar a inscrição, entre eles, o reconhecimento da instituição de ensino pela representação do país onde os profissionais obtiveram a formação. Assim como já era adotado pelo programa, não será preciso revalidar o diploma estrangeiro no país.

A ausência de exigência do Revalida, em que a formação no exterior é reconhecida pelas autoridades brasileiras, era uma das críticas que o presidente eleito Jair Bolsonaro fazia ao programa. Cuba anunciou sua retirada do programa após as declarações consideradas “ameaçadoras e depreciativas” aos médicos do país.