Experiência-piloto do HE do Agreste será apresentada no Ministério da Saúde

Por Assessoria 30/11/2018 09h09 - Atualizado em 30/11/2018 12h12
Por Assessoria 30/11/2018 09h09 Atualizado em 30/11/2018 12h12
Experiência-piloto do HE do Agreste será apresentada no Ministério da Saúde
Foto: Assessoria
A criação de um modelo próprio de comunicação interna está permitindo o Hospital de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca, avançar ainda mais na política de acolhimento aos pacientes e acompanhantes.

Como resultado das rodas de conversas com os usuários e das reuniões com as equipes multiprofissionais, das áreas da urgência e emergência médica, o hospital desenvolveu um fluxograma visual para orientar os pacientes e seus familiares para reforço e qualificação no atendimento.

A coordenadora do Núcleo de Segurança do Pacientes (NSP) do Hospital de Emergência Daniel Houly, enfermeira Elisângela Lira, conta que a experiência-piloto surgiu, com a implantação do projeto AcolheSUS, do Ministério da Saúde.

Humanização
Desde o ano passado que o hospital vem desenvolvendo uma série de atividades, também com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), para qualificar cada vez mais a política de humanização e acolhimento aos usuários.

O HE do Agreste foi o único estabelecimento de saúde de Alagoas selecionado pelo Ministério da Saúde para a implantação e execução do projeto.


Elisângela Lira lembra que já existe um procedimento padrão de acolhimento no hospital.

“Decidimos criar o fluxograma visual para socializar ainda mais as informações acerca dos possíveis caminhos ou setores que o paciente percorrerá durante o atendimento, para evidenciar a organização e garantir mais tranquilidade para pacientes e acompanhantes”, explica.

A coordenadora revela, ainda, que a experiência-piloto conta com total apoio da diretora-geral Regiluce Santos e de todas as equipes do hospital.

Elisângela Lira adianta que o fluxograma visual do HE do Agreste será apresentado, no próximo dia três de dezembro, no Ministério da Saúde, em Brasília, durante a realização do 1º Seminário Nacional AcolheSUS: Experimentações da Humanização na Produção de Cuidado no SUS.

O objetivo do Ministério da Saúde é reunir experiências, a fim de oportunizar a troca e o compartilhamento dos saberes e práticas entre os representantes dos estabelecimentos de saúde em todo o país.