Estudantes do IFAL Arapiraca criam dispositivo para segurança de motociclistas

Por Redação com Tribuna Hoje 10/11/2018 15h03 - Atualizado em 10/11/2018 19h07
Por Redação com Tribuna Hoje 10/11/2018 15h03 Atualizado em 10/11/2018 19h07
Estudantes do IFAL Arapiraca criam dispositivo para segurança de motociclistas
Foto: Davi Salsa/Tribuna Hoje
Visando ajudar no socorro de motociclistas, estudantes do Instituto Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, criaram um dispositivo inteligente para proteção de condutores de moto. O dispositivo, nominando Helmsave, é capaz de monitorar a aceleração e o giro do capacete do usuário do equipamento.

A proposta foi criada devido ao grande número de acidentes de moto na região agreste alagoana. Dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que Arapiraca tem uma frota de 94.237 veículos, dente eles 50.448, contando com as chamadas cinquentinhas.

Por conta disso, o índice de acidentes com motos é muito alto em toda a região. A Unidade de Emergência do Agreste contabilizou, entre janeiro e outubro deste ano, 8.766 atendimentos a vítimas de colisões e quedas de motos.

Por isso, com a orientação do professor José Henrick, as alunas Clara Firmino Cavalcante e Isadora de Lima dos Santos desenvolveram o dispositivo inteligente Helmsave, que ficará acoplado ao capacete do motociclista, com sensores de movimento, microcontroladores GPS, GSM e comunicação sem fio. “Ao perceber um giro muito anormal do capacete, o sistema envia um sinal de alerta à central de atendimento de uma empresa ou assistência mais próxima identificando o local onde possa ter havido o acidente”, explica a estudante Isadora de Lima.

O dispositivo inteligente de proteção para o motociclista faz uma conexão sem fio a um microcomputador digital com um programa desenvolvido especificamente para identificar movimentos anômalos no capacete do usuário.

“Estamos aprimorando o sistema também para outra parte do corpo do motociclista. Nossa ideia é produzir dispositivos móveis, envolvidos por uma espécie de cápsula protetora, para que o condutor possa escolher o local em que será acoplado o equipamento”, acrescenta a jovem cientista de Arapiraca.

Estudantes pretendem trabalhar com empresas fabricantes de capacetes para apresentar o invento alagoano para o mercado brasileiro e até internacional.

A ideia criativa das alunas foi apresentada esta semana, durante a realização da quarta edição da Mostra Científica e Inovação da Escola Estadual Professora Isaura Antônia Lisboa (Epial), em Arapiraca.

A exposição científica e tecnológica reuniu trabalhos de dezenas de estudantes de escolas da rede pública estadual de ensino de toda a região, como também do Ifal de Arapiraca.