Arapiraca recebe exposição fotográfica de 60 espécies de aves

Por Redação 16/09/2018 15h03 - Atualizado em 16/09/2018 18h06
Por Redação 16/09/2018 15h03 Atualizado em 16/09/2018 18h06
Arapiraca recebe exposição fotográfica de 60 espécies de aves
Foto: Sérgio Leal
A cidade de Arapiraca irá receber, entre o dia 20 de setembro e 05 de outubro, uma exposição fotográfica de 60 espécies de aves Alagoanas. O trabalho é assinado pelo fotografo Sérgio Leal, e será apresentado na Casa da Cultura, localizada no Centro da cidade.

A exposição também conta com palestras e um catálogo digital com imagens e informações sobre as 60 espécies de aves fotografadas. De acordo com Sérgio Leal, a exposição marca o início da primavera e o dia da ave. Ele afirma que o objetivo do projeto é sensibilizar os visitantes sobre a preservação das aves e divulgar a observação de aves como atividade recreativa e de preservação ambiental, ainda mais que muitas estão ameaçadas de extinção por causa da captura.

Com entrada gratuita, o evento é voltado para o público em geral, “estaremos realizando palestras para Escolas e Universidades. Mas estamos esperando que as pessoas que circulam pelo centro da cidade também visitem a exposição”, informou.

“Estamos programados pra ministrar palestras pras escolas do município nos dias 26, 27 e 03 sempre das 09 às 14h. Nos dias 04 e 05 faremos palestras para universitários e convidados, às 19h”. As escolas podem agendar palestras com a coordenação da Casa da Cultura.

O trabalho fotográfico

Natural de Arapiraca, Sérgio Leal trabalha fotografando aves desde 2006, ele irá apresentar fotos de aves, em sua maioria, desconhecidas da população, aves raras e ameaçadas de extinção, como os pássaros saíra-pintor e o gavião de pescoço branco.

Ele explica que sua paixão por fotografia existe desde a infância. “Sempre me interessei pelo processo fotográfico. Posteriormente uni a paixão por fotografia com o amor que sempre senti pelos animais, principalmente as aves”.

Quanto a dificuldade em obter as imagens dos pássaros, o fotografo explica que exige muita paciência. “Nem sempre dá para pegar uma foto em condições ideais de luz, composição, tempo, mas o pior é que as aves são imprevisíveis. A maioria das espécies são inquietas, ou assustadas, o que requer muita paciência, camuflagem e dedicação para se conseguir uma foto”, finaliza.