Vídeo: Desfile da Independência do Brasil empolga o público no Centro de Arapiraca

Por Flaviana Costa (Já é Notícia) 07/09/2018 16h04 - Atualizado em 08/09/2018 12h12
Por Flaviana Costa (Já é Notícia) 07/09/2018 16h04 Atualizado em 08/09/2018 12h12
Vídeo: Desfile da Independência do Brasil empolga o público no Centro de Arapiraca
Foto: Júnior Silva (Já é Notícia)
Famílias reunidas, muitas crianças e jovens com suas bandeirinhas levantadas, num clima de alegria, descontração e paz para comemorar a Independência do Brasil, que hoje completa 196 anos. Este foi o cenário onde aconteceu o desfile cívico, na manhã desta sexta-feira, 7 de setembro, no Centro de Arapiraca.

O tradicional desfile cívico estudantil com a participação de escolas municipais, estaduais e do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, contou com as apresentações das tropas e viaturas do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro, e cativou o público.

No atual cenário político de eleições com tantas contradições nos valores éticos, inclusive com violência física contra um candidato à presidência da República, ver o Centro de Arapiraca lotado de pessoas que aproveitaram o feriado para comemorar a Independência do Brasil, é um motivo para continuar acreditando que o brasileiro ainda é um povo pacífico e patriota.

Para Rogério Teófilo, prefeito de Arapiraca, hoje é um dia cívico, onde as famílias arapiraquenses estiveram presentes para acompanhar o desfile que é realizado para a família.

“Hoje nós comemoramos a Independência do Brasil e, ao mesmo tempo, comemoramos novas independências em relação à educação, à saúde, à cultura. Quero aqui agradecer a todos, o Exército Brasileiro, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, as escolas municipais e estaduais, o Colégio Militar e o Colégio Bom Conselho, que estão desfilando para a família arapiraquense”, destacou o prefeito Rogério Teófilo.

Ele acredita que a discussão sobre o processo político é fundamental. “Não sou favorável a nenhum tipo de violência. Sou favorável a uma eleição que discuta os problemas e busque as soluções, pois isso fortalece o consolida, a cada nova eleição, o processo democrático no Brasil. Através da consolidação do processo democrático, acontece a valorização do povo, das entidades e da sociedade como um todo, e assim nós vamos resgatando o orgulho de ser brasileiro”, ressaltou o prefeito de Arapiraca.

O prefeito Rogério Teófilo finalizou nossa conversa deixando uma mensagem de otimismo para o povo arapiraquense. Ele disse que o melhor caminho para o desenvolvimento de Arapiraca é investir mais na educação. “A todos os brasileiros eu digo que participem do processo democrático eleitoral”, enfatizou.

O comandante do 3º BPM, tenente-coronel Ênio Bolivar, também conversou com a nossa reportagem. “Para nós que fazemos a Polícia Militar, participar do desfile da Independência do Brasil é um momento importante, simbólico e também é um momento em que nós nos sentimos gratificados, pois é uma oportunidade para apresentar os nossos valores e mostrar o nosso trabalho para a sociedade, e o povo nos responde, valorizando tanto a parte cívica quanto a parte militar do desfile. Então, participar desse momento de comemoração é motivo de orgulho e satisfação”, frisou.

O comandante acredita que é cada vez mais necessário que o povo brasileiro resgate o valor do patriotismo. Ele aproveitou a oportunidade para destacar e comemorar a queda no número de homicídios registrados no mês de agosto em Arapiraca e municípios circunvizinhos, que são cobertos pelo 3º BPM.

A nossa equipe de reportagem já estava saindo da área do desfile, quando encontrou o deputado estadual Rodrigo Cunha, que é candidato ao Senado Federal.

Em uma conversa rápida, Rodrigo Cunha nos disse que esta data é importante para fazermos uma reflexão sobre a independência do povo brasileiro, principalmente em relação à política. “É triste ver que, em 2018, as pessoas ainda não têm liberdade de escolha, muitas ainda estão politicamente alienadas, outras não querem participar de um momento cívico tão importante quanto é uma eleição. Por isso, agora se faz necessário que o povo brasileiro conquiste sua independência e tenha a sua autonomia preservada”, apontou.

Rodrigo Cunha disse ainda que tem “a missão de buscar toda uma geração de jovens para pensar sobre política e fazer um trabalho sério de educação política, que é o trabalho que ele vem fazendo há quatro anos”. O deputado fez questão de enfatizar que o objetivo do seu trabalho é fazer as pessoas refletirem e entenderem que o povo brasileiro é o verdadeiro dono do Brasil, que já conquistou sua independência há 196 anos.

Falando de patriotismo, Rodrigo Cunha ressaltou que, antes de perguntar a um cidadão brasileiro o que ele espera que o país faça em seu benefício, é preciso perguntar a esse cidadão o que ele pode fazer pelo Brasil. “O povo pode fazer muito pelo Brasil, o país está agonizando, mergulhado numa crise sem precedentes, principalmente na parte ética. É necessário que as pessoas se movam para mudar essa triste realidade, é preciso se envolver na política, seja como candidato ou no apoio aos candidatos”, salientou.

A nossa conversa terminou com Rodrigo Cunha chamando o povo alagoano para reagir, pois quem manda neste Estado é o povo. “É preciso trabalhar no sentido de melhorar a autoestima das pessoas, para que elas se sintam capazes de fazer suas próprias escolhas e assim mudar a realidade. Não é porque você nasceu num barraco que você vai morrer num barraco, se você acreditar em si mesmo, tiver uma boa autoestima e fé em Deus, você chega lá”, enfatizou.