Cidades de Alagoas terão eventos para observação do eclipse lunar nesta sexta-feira (27)

Por Redação com Gazetaweb.com 26/07/2018 16h04 - Atualizado em 26/07/2018 20h08
Por Redação com Gazetaweb.com 26/07/2018 16h04 Atualizado em 26/07/2018 20h08
Cidades de Alagoas terão eventos para observação do eclipse lunar nesta sexta-feira (27)
O nome Lua de Sangue vem do efeito laranja avermelhado provocado pelo eclipse - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Agência Brasil
O Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), mantido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em Maceió, estará aberto especialmente nesta sexta-feira (27), a partir das 17h30, para receber as pessoas que queiram observar o eclipse lunar. No interior do estado, eventos também estão sendo preparados para acompanhamento do fenômeno.

No Cepa, a observação em pelo menos três telescópios é gratuita e será montada em uma praça em frente ao Observatório Astronômico.

De acordo com o professor e coordenador do OAGLL, Adriano Aubert, o eclipse total começa às 16h30, alcançando o pico às 17h21 e se encerrando às 18h13. A partir de então, a projeção da sombra da Terra sobre o satélite será cada vez menor, com o eclipse penumbral terminando às 20h28. No total, o fenômeno irá durar 6 horas e 14 minutos, sendo 1 hora e 43 minutos com a Lua totalmente encoberta pela sombra da Terra.

Em Maceió, ainda segundo o professor Adriano Aubert, haverá também observação no Posto 7, na Jatiúca, em Maceió, com o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL).

No interior de Alagoas

Já no interior do estado, a atividade será comandada pela Sociedade Astronômica Hipatia de Alexandria da Escola Estadual Muniz Falcão, em Cacimbinhas; pela Sociedade Astronômica Galileu Galilei da Escola Estadual Cônego José Bulhões, em Dois Riachos; pelo Astronomy Club Eclipse, em Arapiraca; e clubes Astro-EPEM e CAAO das escolas estaduais Ernane Mero e Comendador José da Silva Peixoto, em Penedo.
OAGLL

O Observatório Astronômico do Cepa, como é conhecido o OAGLL, integra o Centro de Ciência e Tecnologia da Educação (Cecite) e está em operação desde abril de 2009, tendo por finalidade desenvolver ações de ensino, divulgação e popularização da Astronomia.

O espaço, que promove atividades em parceria com a Usina Ciência da Ufal e Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (Ceeal), está aberto para a visitação pública todas as terças, quintas e sábados, das 19h às 22h.