Hospital Regional alerta população sobre regras a serem cumpridas durante visitas a pacientes

Por Redação com Assessoria 16/02/2018 19h07 - Atualizado em 16/02/2018 22h10
Por Redação com Assessoria 16/02/2018 19h07 Atualizado em 16/02/2018 22h10
Hospital Regional alerta população sobre regras a serem cumpridas durante visitas a pacientes
Foto: Assessoria
Devido à alta demanda de atendimento, o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho volta a informar a população, sobretudo aos familiares de pacientes internados, a importância do cumprimento das regras de visitas.

A conscientização, segundo o diretor médico Ulisses Pereira, ultrapassa a preocupação com a segurança. “É uma questão de saúde pública”, alertou.

As regras estabelecidas para as visitas estão permanentemente expostas no Hospital, mas costumam ser socializadas também pela equipe.

“É normal que a ansiedade e a preocupação dos amigos e familiares os leve a querer entrar a todo instante, buscar informações. Mas eles precisam saber que a segurança hospitalar, o repouso e a concentração dos profissionais no atendimento ao paciente são muito importantes”, explicou Andreia Costa, enfermeira chefe do HR.

O horário para visita nas enfermarias, por exemplo, tem início às 14h30, com limite de duas pessoas por vez, e segue até as 18h30. Já nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) o período de visitação compreende das 14h30 às 15h30.

Para todos é imprescindível que as mãos sejam higienizadas, pois se trata de um dos mais perigosos focos de transmissão de doenças.


Outra regra importante a ser cumprida é a de que visitantes não sentem nas camas dos pacientes. “Parece uma regra básica, mas muita gente insiste”, acrescentou Andreia Costa.

Menores de idade desacompanhados também não são permitidos, assim como pessoas trajando bermudas.

No caso de pacientes menores de idade, com mais de 60 anos ou com necessidades especiais são permitidos acompanhantes, bem como aqueles que tenham a indicação médica.

“A disciplina nos ajuda a manter o ambiente saudável e o foco no atendimento”, salientou o provedor Magela Pirauá.