Blogs

TRE se reúne com representantes do movimento negro e recebe denúncias de racismo religioso nas eleições de Alagoas

Por Política em Pauta com Assessorias 23/09/2024 11h11 - Atualizado em 23/09/2024 11h11
Por Política em Pauta com Assessorias 23/09/2024 11h11 Atualizado em 23/09/2024 11h11
TRE se reúne com representantes do movimento negro e recebe denúncias de racismo religioso nas eleições de Alagoas
TRE se reúne com representantes do movimento negro e recebe denúncias de racismo religioso nas eleições de Alagoas - Foto: Assessoria

Representantes do Instituto do Negro de Alagoas e da Bancada Negra se reuniram com o desembargador eleitoral José Cícero Alves e o juiz auxiliar Diego Araújo Dantas, no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), para abordar dois casos graves: o racismo religioso enfrentado pelo Babalorixá Elias, do Terreiro Hunkpámè Hundésò, e ameaças recebidas pela coordenadora da Bancada Negra, Alycia.

Conforme o INEG Alagoas , o Babalorixá Elias, do Terreiro de candomblé Hunkpámè Hundésò, situado no município de Joaquim Gomes tem sido alvo de racismo religioso praticado por um candidato à prefeito de Joaquim Gomes, o qual, tem espalhado vídeos na redes sociais afirmando que o candomblé não seria a "verdadeira religião", sendo esta a religião professada pelo candidato Elias Shalom.

Ainda na mesma reunião, o INEG reivindicou celeridade das investigações que envolvem as ameaças sofridas por Alycia, coordenadora da Bancada Negra e candidata a vereadora por Maceió. Os advogados da candidata informaram já terem protocolado denúncia na Polícia Federal (PF) e pediram uma atenção especial do Tribunal quanto ao caso.

O juiz Diego Dantas enfatizou que a atual gestão do Tribunal, sob a liderança do presidente Klever Loureiro, se preocupa com essas denúncias e está comprometida em tomar as devidas providências. O Comitê de Promoção à Equidade Racial, instituído em março, será fundamental para fomentar a participação de pessoas negras e quilombolas nas eleições, combatendo desigualdades raciais na Justiça Eleitoral de Alagoas.

“A atual gestão do Tribunal, especialmente a pessoa do presidente Klever Loureiro, tem uma visão muito humana e inclusiva. Ouvimos com muito pesar as denúncias e nos preocupa que o período eleitoral seja marcado por casos graves como estes em Alagoas. Certamente, o presidente, no que couber ao Tribunal, determinará a adoção de providências para o encaminhamento aos órgãos competentes a fim de que haja a devida investigação”, pontuou o juiz Diego Dantas.

“Nós estamos tentando construir um país de respeito, de diversidade e de democracia. Chega de violência política de gênero ou de raça! Precisamos avançar no combate ao racismo em todas as esferas da sociedade, mas, em especial, nos espaços políticos”, afirmou o presidente do INEG/AL, Jeferson Santos.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts