Repleta de simbolismo, Festa da Padroeira inicia com carreata pelas ruas e missa solene

Por Assessoria 23/01/2017 14h02 - Atualizado em 23/01/2017 17h05
Por Assessoria 23/01/2017 14h02 Atualizado em 23/01/2017 17h05
Repleta de simbolismo, Festa da Padroeira inicia com carreata pelas ruas e missa solene
Foto: Assessoria
A fé se manifesta de diferentes maneiras em cada um. E foi assim que Eric Clapton Barbosa Medeiros, de 31 anos, se descobriu protagonista de sua missão na Terra: servir ao próximo.

Desse modo, este ano, ele se dispôs a ajudar a organizar o evento religioso mais tradicional da cidade de Arapiraca, a Festa da Padroeira.

“É a primeira vez que me engajo efetivamente dos ritos todos: carreata, missa de abertura, procissão. Pretendo participar de tudo, pois este é um momento de espiritualidade que une não apenas o povo com Deus e Nossa Senhora do Bom Conselho – a nossa padroeira –, mas o povo com o próprio povo”, diz o músico, ao lado do filho de 5 anos e da esposa, com quem participa do Encontro de Casais com Cristo (ECC).

De fato, a festa traz toda a comunidade católica para perto de seus anseios mais humanos, o da comunicação, o da interação fraternal.

Assim, na tarde deste domingo (22), houve uma carreata pelas ruas do Centro do município, partindo da Paróquia Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho. Com todo um simbolismo por trás, a carreata – cheia de famílias envolvidas – representa a modernidade diante da tradição, já que são veículos (incluindo, nessa leva, grupos de motociclistas e ciclistas) conduzindo a imagem da santa.

Isto remonta à cavalgada que é realizada, trazendo a réplica da imagem da cidade de Bom Conselho-PE até Arapiraca às vésperas de seu dia, comemorado em 2 de fevereiro.

Esse percurso é refeito todos os anos pelos cavaleiros e amazonas da Associação dos Criadores de Cavalos de Sela de Arapiraca (Acesa), justamente em reverência ao que o fundador da cidade, Manoel André, fez no século 19.

“A carreata ‘abre’ e a cavalgada ‘fecha’ a Festa da Padroeira. O novo e o velho na mesma ‘estrada’ religiosa. O que queremos é que, no fim, sejamos todos um aos olhos do Senhor”, comenta o estudante e membro do Shalom, Mário Lucas Souza, logo após a celebração eucarística que aconteceu na própria concatedral, onde comemorou seu aniversário de 21 anos de idade.

A missa de abertura da Festa foi ministrada pelo pároco e padre Antenor Montenegro Jr., repleta de emoção, sermões e Evangelhos exaltando a Mãe de Deus. “Ela viveu com profundidade a intimidade com nosso Senhor. Foi sua serva e se entregou por inteiro. Que façamos o mesmo”, coloca o religioso.

À frente da paróquia, havia uma quermesse vendendo guloseimas aos fiéis e também uma banca vendendo camisas do evento e cartelas para o sorteio de um carro Fiat Mobi, geladeira, moto Honda, máquina de lavar e TV Led 32”, algo feito todos os anos para ajudar nas despesas e na reforma do local.

Neste 2017, a programação está extensa, contando aliás com a presença do aclamado cantor e padre Antônio Maria em missa e show nesta terça (24).