Escolas De Girau Do Ponciano integram festejos juninos as atividades pedagógicas
No Brasil, desde pelo menos o século XVII, no mês de junho, comemoram-se as chamadas “Festas Juninas”, que possuem esse nome por estarem associadas ao referido mês. Em Girau do Ponciano, escolas da rede pública municipal de ensino mantém a tradição viva, através do projeto memórias literárias nos festejos juninos consagram artistas, escritores e personagens que se destacam na festa mais regional do calendário nacional, o São João do nordeste.
Com total apoio do prefeito Fabinho Aurélio (PSD) e coordenação da Secretaria Municipal de Educação (SME), escolas da zona urbana e rural do município mobilizam alunos, funcionários e toda comunidade à prestigiar figuras ilustres das festas que integram o calendário junino.
“O mês de junho está diretamente relacionado aos trajes específicos, comidas, bebidas, fogueiras, fogos de artifício e os santos católicos. O projeto memórias literárias nos festejos juninos, desenvolvido pelo departamento pedagógico da Secretaria de Educação, sob a coordenação da diretora Geane Braga, busca ampliar esse universo e identificar elementos do cotidiano que fazem parte dessa profunda expressão cultural do povo nordestino. Também são prestadas homenagens a homens e mulheres reconhecidos nacionalmente por divulgarem nossa cultura e história” destacou o secretário de educação, Kléber de Oliveira.
Cada escola tem recebido a visita da secretária adjunta de educação, Vânia Nunes, que também participou do arraiá junino organizado no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). A comunidade elogia a iniciativa da gestão forte e abençoada em valorizar as tradições e raízes que, verdadeiramente, caracterizam as festas de Santo Antônio, São João e São Pedro.
“As festas juninas misturam elementos típicos do interior do país, de tradições sertanejas, das culturas africana, indígena e europeia. Sendo assim, as comidas típicas, as danças, o uso de instrumentos musicais nessa época do ano refletem na preservação das tradições e respeito às diferentes culturas. Valores que devem ser transmitidos diariamente e estão sendo reforçados nesse projeto idealizado pela competente equipe que cuida da educação municipal”, ressaltou o jovem prefeito Fabinho Aurélio.
O projeto memórias literárias nos festejos juninos será desenvolvido até o final do corrente mês, quando diretores e coordenadores escolares se reúnem para analisar benefícios e pontos críticos do referido projeto.
Últimas Notícias
Polícia
Corpo de Bombeiros registra mais de 3.700 ocorrências envolvendo veículos em 2024
Polícia
Homem sofre tentativa de homicídio e polícia investiga se foi motivado por crime passional
Polícia
PM apreende arma de fogo e drogas em Maceió e Joaquim Gomes
Oportunidades
Em Arapiraca, Paulo Dantas anuncia concurso para professores da Uneal no início de 2025
Meio ambiente
Uniprópolis vai distribuir 600 mudas de planta para expansão de própolis vermelha em Alagoas
Vídeos mais vistos
TV JÁ É
Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
Geral
Morte em churrascaria de Arapiraca
TV JÁ É
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
TV JÁ É
Inauguração Jomart Atacarejo
TV JÁ É