Como ensinar inglês para crianças; veja como dar os primeiros passos

Por Redação 20/06/2016 07h07 - Atualizado em 19/07/2016 18h06
Por Redação 20/06/2016 07h07 Atualizado em 19/07/2016 18h06
Como ensinar inglês para crianças; veja como dar os primeiros passos
Foto: Divulgação
Quer ensinar inglês para crianças? Veja como dar os primeiros passos.

Se você é professor de inglês e está pensando em começar a dar aulas para os pimpolhos saiba que isso requer uma preparação específica. É bastante comum professores começarem a dar aulas sem muita experiência e cheios de dúvidas, principalmente se não tiverem tido aulas sobre a prática de ensino. Pensando nisso, conversamos com profissionais experientes na área do ensino de inglês e trouxemos algumas dicas que serão de grande valor para quem estiver pensando em dar os primeiros passos rumo à carreira de professor na educação infantil.


1. Em sala ou online?

A primeira coisa que o professor deve decidir é se quer tornar-se um professor de inglês que dá aulas presenciais ou online. Hoje, plataformas como a Preply, por exemplo, oferecem a possibilidade de ensinar via Skype. Ou seja, o aluno pode estudar inglês, espanhol, italiano, bem como: aulas de árabe online por link https://preply.com/pt/aulas-%C3%A1rabe-online. A intenção é ensinar presencialmente em escolas públicas e privadas ou mesmo em escolas de idiomas ou outras instituições, o primeiro passo é ver qual será o número de estudantes ideal para você. Geralmente, grupos de 10 são o suficiente, lembrando que quanto mais novas forem as crianças, menor deverá ser o grupo.

2. Rotina e atividades

A maioria dos professores enfrenta um grande desafio no início, até porque não tiveram a oportunidade de passar por essa experiência antes. Numa aula de uma hora, por exemplo, não adianta passar 1 ou 2 atividades e achar que já será o suficiente. As crianças têm um tempo de concentração reduzido – geralmente de 1 minuto para cada ano de sua idade. Se imaginarmos uma aula de 1 hora, por exemplo, percebe-se que elas precisarão de muito mais atividades. Isso não quer dizer que você precisa chegar na classe com 15 ou mais atividades. Uma dica é escolher atividades que duram mais tempo e são mais dificultosas, como fazer bolo, colorir papéis, brincar com PlayDoh ou cantar canções infantis em inglês.

As aulas devem sempre iniciar e terminar igualmente, uma vez que isso ajuda as crianças a se familiarizarem com a rotina. O conteúdo deve ser diferenciado, mas sempre apresentado na mesma ordem. Por exemplo, numa aula de 1 a 2 horas, o professor pode tocar músicas, treinar alguns números e dias da semana, além de cantar na língua. Por último, incremente uma atividade ou projeto que deva ser desenvolvido em sala e, para concluir, chega a hora de dizer “Good Bye”.

3. Xô, desânimo!
Se você quer ensinar crianças, não pode estar desanimado. Crianças são bastante agitadas e costumam irritar-se quando as aulas são muito calmas. Elas adoram quando os professores sabem interagir e compreender seu mundo. É uma ótima estratégia pesquisar sobre os desenhos do momento, brinquedos ou objetos que possam fazer a alegria da garotada. O mais gostoso de ensinar crianças é que o professor se diverte junto com elas. Os assuntos são leves, engraçados e eles vão tirar seu desânimo rapidinho. É possível explorar a agitação dos pimpolhos trazendo jogos, brincadeiras e atividades que venham a somar em seu dia a dia.