Estudantes de Arapiraca recebem material didático de prevenção à violência

Por Redação com Assessoria 29/03/2016 08h08 - Atualizado em 29/03/2016 12h12
Por Redação com Assessoria 29/03/2016 08h08 Atualizado em 29/03/2016 12h12
Estudantes de Arapiraca recebem material didático de prevenção à violência
Foto: Assesoria
Os estudantes do Ensino Fundamental de Arapiraca, que estão participando do Programa Educação Emocional, têm agora uma nova ferramenta para auxiliar na prevenção à violência no município. Cerca de 20 mil livros com a metodologia ‘Liga Pela Paz’ começaram a ser entregues, no final da semana passada.

A iniciativa, que busca a prevenção à violência por meio do desenvolvimento das competências emocionais dos alunos e a melhoria da aprendizagem, é resultado da parceria da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), da Prefeitura de Arapiraca e da organização Inteligência Relacional.

Segundo o titular da Seprev, Jardel Aderico, o programa tem como objetivo criar uma “engrenagem efetiva de respostas aos casos de violência, prevenindo a vulnerabilidade social através da educação”.

“Essa Metodologia veio para contribuir com o ensino e aprendizagem de nossos alunos. E também com o trabalho de nossos professores para que possamos compreender melhor nossas crianças”, declara a diretora da Escola Zélia Barbosa Rocha, Maria Shirley Matias Teixeira.

As duas primeiras etapas para aplicação da Liga Pela Paz, o Seminário de Sensibilização e a Formação Inicial dos Educadores, segundo Nayara Stheffany Tenório de Barros, uma dos 800 professores capacitados pela equipe multidisciplinar da Liga, foram muito importantes para ampliar os horizontes de uma educação cada vez mais inclusiva e cidadã.

“Eu vi que [a Metodologia] é algo bem organizado. Eu tinha noção que essa questão da emoção [dos alunos] é fundamental para a aprendizagem, mas a Liga veio fortalecer o que eu já imaginava”, destaca Nayara.

Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Gorete Queiroz, as queixas de violência física e emocional no ambiente escolar levaram à necessidade de pensar em uma proposta que minimizasse esse quadro de agressividade desconfortável.

“A prefeita Célia Rocha, articulada com o Governo do Estado, apresentou o material e a gente viu que era possível implantar a Metodologia Liga Pela Paz, que complementa a luta contra a evasão e os indicadores de violência”, diz Maria Gorete.

Ao longo desta semana e da próxima, a entrega dos livros em todas as 57 escolas beneficiadas pela ação estará concluída. O prazo para as aulas de Educação Emocional e Social serem iniciadas em todas as instituições educativas vai até o dia 11 de abril. Após a implantação da metodologia, as crianças também passarão a ser acompanhadas por uma equipe multidisciplinar e pelos Anjos da Paz.