Secretaria Municipal de Saúde realiza Dia D do Novembro Azul em Penedo

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) realizou ações alusivas ao Novembro Azul nas 20 unidades da rede da Prefeitura de Penedo, com informações sobre a importância de cuidados pessoais e principalmente a respeito da prevenção ao câncer próstata, além de conscientizar acerca do preconceito que dificulta o diagnóstico precoce.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). A recomendação médica é que, a partir dos 50 anos, homens realizem exames anuais de toque retal e dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico). Para aqueles com histórico familiar de câncer, é a partir dos 45 anos.
“Eu tenho 68 anos e só ia ao médico quando não tinha mais jeito, mas depois que passei por um susto e com a diabetes, eu me policio a cuidar mais da saúde. Sobre o câncer de próstata, ainda é um assunto de muitas piadas e isso afasta os homens dos consultórios, mas eu prefiro me prevenir”, relatou ‘seu’ Antônio.
O Novembro Azul é dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. Entre os principais sintomas estão a dificuldade para urinar; sensação de bexiga cheia, mesmo após ir ao banheiro; diminuição do jato de urina; dores na região pélvica e presença de sangue na urina ou no sêmen.
“Discutir a saúde do homem é muito importante porque existe ainda muito preconceito sobre o cuidado com a própria saúde.
Muitos só vão ao médico quando a esposa leva ou quando eles não aguentam mais os sintomas. O Novembro Azul é para vocês, homens. Aprendam a ter mais cuidado com saúde”, disse a Dra. Ana Beatriz Dantas durante sua palestra no PSF Cohab.
Últimas Notícias

Alcolumbre, Motta e Barroso devem acompanhar Lula no velório do papa

Duas pessoas ficam feridas após incêndio em fábrica em Marechal Deodoro

Judiciário atende Ministério Público e DPE e determina suspensão de pagamentos à empresa de transporte escolar em Maceió

Caso Kleber Malaquias: agente da PCAL acusado de matar ativista político é preso por tentativa de homicídio em Mato Grosso

Caseiro é devorado por onça-pintada em fazenda
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
