Pré-matrícula de estudantes em rede municipal começa dia 12 de janeiro

Por Agência Alagoas 05/01/2016 18h06
Por Agência Alagoas 05/01/2016 18h06
Pré-matrícula de estudantes em rede municipal começa dia 12 de janeiro
Foto: José Demétrio
A pré-matrícula de alunos novatos da rede pública estadual começa no dia 12 de janeiro, no site www.matriculaonline.al.gov.br, estendendo-se até o dia 17 de janeiro. As datas foram informadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em portaria publicada nesta terça-feira (5), no Diário Oficial do Estado (DOE).

A relação das escolas que participam da pré-matrícula será disponibilizada no site da matrícula online. As sedes das 13 Gerências Regionais de Educação (Geres) funcionarão como pontos de apoio.

Serão ofertadas vagas para o 1º e 6º anos do Ensino Fundamental; 1º ano do Ensino Médio; 1º ano do Ensino Médio Integral e 1º ano de Ensino Médio Profissionalizante Integrado (para as escolas de ensino integral).

Já para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), na modalidade Ensino Fundamental, serão oferecidas vagas para o 1º e 5º períodos diurno e para o 1º e 6º períodos noturno, para candidatos com idade mínima de 15 anos. O EJA Médio disponibiliza vagas para o 1º período, para candidatos com idade mínima de 18 anos.

Após efetuar a pré-matrícula, o interessado deve retornar ao site www.matriculaonline.al.gov.br , no período de 23 a 27 de janeiro, para conhecer a escola para a qual foi selecionado, assim como o local e data de confirmação da matrícula.

A confirmação da matrícula acontece presencialmente na escola, no período de 28 de janeiro a 2 de fevereiro. Caso o candidato não compareça neste período, perderá automaticamente a sua vaga, que será destinada à comunidade.

Na matrícula presencial o candidato ou seu responsável legal deverá apresentar a seguinte documentação: Certidão de Nascimento/Casamento ou RG, CPF do candidato; histórico escolar ou declaração de conclusão/transferência original da última escola onde o aluno estudou, emitida em um prazo máximo de 30 dias; original e CPF do responsável legal (caso o candidato seja menor de 18 anos); laudo comprobatório de deficiências (se necessário); original e cópia do comprovante de residência atualizado; uma foto 3x4; carteira de vacinação atualizada (alunos de 1º ao 5º ano); parecer descritivo sobre desenvolvimento afetivo, psicomotor e cognitivo (para alunos do 5º ano); original e cópia do cartão do Bolsa Família caso o candidato seja beneficiário); original e cópia do cartão do SUS e assinatura de declaração de ciência do cumprimento do horário de escola de ensino integral pelo estudante ou responsável.

Outras séries – Para as séries que não constam na pré-matrícula, a vaga deve ser garantida na escola pretendida, no período de 18 a 22 de janeiro. Para as unidades de ensino que ainda se encontram em aula e concluirão o ano letivo de 2015 até o dia 29 de fevereiro, a matrícula deve ser feita em até dez dias após o fim do ano letivo. Para os alunos que já estudam na escola, a renovação deve ser feita até cinco dias após o término do ano letivo.

Tempo integral – A novidade da matrícula 2016 será a presença de 13 unidades que oferecerão ensino médio integral integrado. Em Maceió, oferecem esta modalidade as escolas estaduais Rodriguez de Melo (Ponta Grossa), Geraldo Melo (Conjunto Graciliano Ramos) e Marcos Antônio (Benedito Bentes).

No interior, ofertam o ensino médio integral as escolas estaduais Izaura Antônia de Lisboa (Arapiraca), José Aprígio Brandão Vilela (Teotônio Vilela), Graciliano Ramos (Palmeira dos Índios), Joaquim Diegues (Viçosa), Laura Chagas (Santana do Ipanema), Carlos Gomes de Barros (União dos Palmares), José Soares Filho (São José da Tapera), Ernani Méro (Penedo), Maria Antônia de Oliveira (Matriz de Camaragibe), Watson Clementino de Gusmão (Delmiro Gouveia) e Francisco Leão (Rio Largo).