Governador anuncia plano de combate ao Aedes aegypti em Alagoas

Por Redação com Gazetaweb 10/12/2015 15h03
Por Redação com Gazetaweb 10/12/2015 15h03
Governador anuncia plano de combate ao Aedes aegypti em Alagoas
Foto: Larissa Bastos
De acordo com o governador Renan Filho (PMDB), hoje, sairá a decisão sobre o decreto, que pretende trabalhar a conscientização da população no combate ao mosquito, levando em conta os 94 casos suspeitos de microcefalia em Alagoas.

"Até o final do dia, fecharemos as discussões com a secretária e devo editar o decreto de emergência. Não tinha decretado ainda porque o número de casos era bem menor em relação a outros estados", disse Renan.

Questionado sobre o plano, o governador falou que o lançamento vai acontecer nos próximos dias, quando haverá uma varredura na capital e interior, trabalhando o combate ao vetor e o acompanhamento a gestantes e crianças. "Vamos adquirir equipamentos, visitar as casas e conversar com moradores", informou.

A secretária de Saúde, Rozângela Wyszomirska, reforçou o anúncio de Renan, acrescentando que o plano foi discutido com prefeitos na semana passada, na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), e com deputados hoje, na Assembleia Legislativa (ALE). "O fundamento é a prevenção, porque sem ela, não há como progredir em meio à situação atual".

Segundo o levantamento da secretaria, dos 88 casos em recém-nascidos, 33 foram notificados em Maceió, 27 em Santana do Ipanema, cinco em Delmiro Gouveia, cinco em Penedo, seis em Palmeira dos Índios e sete em Arapiraca.

Outros três casos suspeitos também foram registrados em União dos Palmares, um em Murici e um em Maragogi.

Os casos intrauterinos, que são identificados a partir de serviços que realizam ultrassonografia, foram registrados nos municípios de Girau do Ponciano e Canapi, um cada, e nos município de Porto Calvo e Arapiraca, dois em cada.

Segundo o Ministério da Saúde, Alagoas ocupa o 4º lugar do ranking nacional, atrás de Pernambuco (804 casos), Paraíba (316) e Sergipe (96).