Arapiraca recebe gravações de filme que contará a história da sanfona de oito baixos
A cidade de Arapiraca receberá esta semana a equipe de produção do filme Tributo aos 08 Baixos de Alagoas, um longa metragem que conta a história da sanfona que dá nome ao longa-metragem. Até o próximo dia 02 de dezembro, a capital do Agreste, que é considerada berço da sanfona de oito baixos, terá locações e um grande show reunindo músicos que são personagens do filme.
As gravações do longa tiveram início no dia 18 em Maceió e ocorreram também em Pilar e São Miguel dos Milagres com sanfoneiros que são referência na cultura da sanfona dos oito baixos no estado.
A partir da próxima quinta-feira (28) a equipe de produção e direção chega à Arapiraca para dar início a etapa de montagem e produção dos cenários para a gravação do histórico show que reunirá músicos percussores da sanfona de oito baixos em Alagoas. A gravação acontecerá no domingo (1º) na Praça Luiz Pereira Lima.
Segundo um dos diretores do filme, José Bial, a gravação poderá ser acompanhada pela população da cidade e será feita em um espaço carregado de simbolismo e importância para a cultura dos oito baixos no estado.
“Iremos gravar no próximo dia 1º de dezembro este grande tributo aos personagens do filme e será a primeira vez que eles tocarão juntos. Também vamos aproveitar para captar cenas da feira e da cidade, que é parte importante do enredo”, afirmou.
*O Filme*
O filme vai homenagear a sanfona de oito baixos e os principais instrumentistas do estado, contando a trajetória de sucesso iniciada com Gerson Filho até Hermeto Pascoal. O enredo também homenageará a cidade de Arapiraca, considerada o berço da sanfona dos oito baixos no estado.
Segundo Paulo Poeta, da Calunga Filmes - uma das produtoras do longa, a obra cinematográfica possui extrema relevância para a cultura alagoana, pois documenta uma arte que luta para se manter viva e possui poucos representantes em Alagoas que ainda tocam a sanfona dos oito baixos.
“A ideia do filme surgiu da observação das produtoras Marola Produções e Calunga Filmes como forma de salvaguardar o que ainda existe dos tocadores de oito baixo em Alagoas. Com todos deixando de existir, o instrumento deixa de ser conhecido. Nosso estado foi berço do instrumento, principalmente na feira de Arapiraca, que reunia diversos músicos. O Hermeto Pascoal surgiu nessa feira tocando oito baixos. Então queremos recuperar a história dessa arte e deixar registrado uma cultura que luta para não ser extinta”, disse.
O longa-metragem Tributo aos 08 baixos de Alagoas é dirigido por José Bial e pelo ator e produtor alagoano Chico de Assis Carvalho. Também compõem o time o cineasta Mário Ramires, da Marola Produções, o ator Paulo Poeta, da Calunga Filmes, além da fotografia assinada por Henrique Oliveira, da Panan Filmes.
O filme possui patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Cultura e da Prefeitura municipal de Arapiraca.