Dados atualizados confirmam 42 casos de microcefalia no estado

Por Redação com Agências 24/11/2015 20h08
Por Redação com Agências 24/11/2015 20h08
Dados atualizados confirmam 42 casos de microcefalia no estado
Foto: Divulgação
A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) confirmou, na tarde desta terça-feira (24), Chega a 42 o número de casos de microcefalia notificados em Alagoas somente em 2015. Trata-se de uma anomalia caracterizada por um crânio de tamanho menor que a média.

A atualização do número chama atenção pela diferença do que havia sido informado há menos de um mês, quando a secretaria confirmou apenas três casos, no último dia 18.

De acordo com a Sesau, este número é referente às notificações enviadas pelos municípios alagoanos ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS/AL) desde o dia 1º de janeiro de 2015 até o fim desta manhã.

Três casos foram identificados antes da implantação da notificação imediata. Depois disso, houve 15 notificações em Maceió, 15 em Santana do Ipanema, três em Palmeira dos Índios, dois em Delmiro Gouveia, um caso notificado em Arapiraca e mais três casos intrauterinos, identificados a partir de ultrassonografia, em Arapiraca, Canapi e Girau do Ponciano.

Dos casos intrauterinos, somente o de Arapiraca teve iniciada a investigação, o que deve acontecer com os demais para obter informações sobre as circunstâncias que envolveram as ocorrências, segundo a Sesau.

Confira a nota na íntegra

A secretaria de estado da saúde (sesau) informa queas notificações recebidas pelo cievs/al, por parte dos municípios, até o fim da manhã desta terça-feira (24), dão conta do registro de 42 casos de microcefalia em alagoas. Esses casos são referentes ao período de 1º de janeiro a 24 de novembro de 2015, incluindo os 3 casos existentes antes da implantação da notificação imediata, sendo:

· 15 informados por serviços da capital;
· 15 informados por serviços de santana do ipanema;
· 3 informados por serviços de palmeira dos índios;
· 2 informados por serviços de delmiro gouveia
· 1 informado por serviço de arapiraca
·3 casos intrauterinos, identificados a partir de serviços que realizam ultrassonografia, sendo um de arapiraca, um de canapi e um de girau do ponciano.

A sesau esclarece, ainda, que o ministério da saúdeestabelece como caso de microcefalia para efeito de investigação:

- recém-nascido entre 37 e 42 semanas de gestação, com perímetro cefálico aferido ao nascimento igual ou menor que 33 cm;

- recém-nascido com menos de 37 semanas de gestação, com perímetro cefálico aferido ao nascimento com 2 desvios padrão abaixo da média da normalidade.

Quanto a investigação dos casos, a sesau informa que:

O ministério da saúde recomenda que, a partir do dia 19/11/2015, a ocorrência de microcefalia que se enquadra na definição de caso preconizada, seja registrada oportunamente no formulário de registro de eventos de saúde pública referente às microcefalias (resp - microcefalias), no endereço www.resp.saude.gov.br.

Todos os casos notificados que cumprirem a definição de caso suspeito de microcefalia deverão ser investigados para identificação da ocorrência de alteração do padrão de microcefalia em nascidos vivos.