ASA conquista o Brasil com vice-campeonato brasileiro da série C em 2009

Por Assessoria 24/09/2015 17h05
Por Assessoria 24/09/2015 17h05
ASA conquista o Brasil com vice-campeonato brasileiro da série C em 2009
Foto: Divulgação
Dentre as conquistas que marcaram a história gloriosa da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA), nesses 63 anos de existência, o acesso em 2009 para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B foi uma das mais comemoradas pelo torcedor alvinegro.

No formato disputado na terceirona de 2009, 20 clubes distribuídos em quatro grupos de cinco times cada, disputavam duas vagas para a fase de quartas-de-final da competição nacional.

O Gigante Arapiraquense teve disputas acirradas em um grupo que continha, o rival CRB, o Salgueiro de Pernambuco, o Icasa do Ceará e o Confiança de Sergipe.

Na primeira fase, o ASA obteve os seguintes resultados até conseguir a classificação para o mata-mata da Série C:

- CRB 0 x 1 ASA – Estádio Rei Pelé;

- ASA 3 x 0 Salgueiro – Estádio Coaracy da Mata Fonseca;

- Icasa 0 x 0 ASA – Estádio do Romeirão;

- ASA 5 x 2 Confiação - Estádio Coaracy da Mata Fonseca;

- ASA 2 x 1 Icasa - Estádio Coaracy da Mata Fonseca;

- Salgueiro 1 x 0 ASA – Estádio Cornélio de Barros;

- Confiança 2 x 0 ASA – Estádio Lourival Baptista;

- ASA 2 x 1 CRB - Estádio Coaracy da Mata Fonseca.

Com 16 pontos conquistados numa campanha de cinco vitórias, um empate e duas derrotas, o ASA terminou a primeira fase da competição na segunda colocação do grupo com um ponto a menos que o Icasa.

Comandado pelo técnico Vica, atual técnico do clube, o alvinegro recebeu a difícil missão de enfrentar o Rio Branco do Acre em duas partidas. Por ter a melhor campanha na primeira fase, o time acreano teve o direito de disputar o segundo jogo em seus domínios.

Empolgados pela campanha da temporada em 2009, os torcedores do Gigante Arapiraquense lotaram o Estádio Coaracy da Mata Fonseca na primeira partida das quartas-de-final e viram o jogo terminar no placar de 1 a 1, gols do atacante Nena pelo ASA e Rogério Taraucá pelo Rio Branco.

Tendo que percorrer quase 5 mil quilômetros de distância e um fuso horário diferente do vivido em Arapiraca, o elenco do alvinegro foi a Rio Branco em busca da vaga que permitiria o seu acesso para a série B em 2010.

No confronto que ficou conhecido como a Batalha do Acre, o ASA conseguiu um empate sofrido por 2 a 2, gols de Edson Veneno e Nena pelo ASA e Ley e Hendrick pelo Rio Branco.

Com o empate, os alvinegros voltaram para Arapiraca com a vaga na semifinal da Série C e a vaga para a Segundona em 2010.

Na semifinal da competição, o ASA enfrentaria o Icasa em mais duas partidas difíceis. A primeira em Arapiraca, onde o resultado terminou em 1 a 1, e o segundo no Juazeiro do Norte com vitória alvinegra pelo placar de 3 a 1.

Em clima de comemoração, o Gigante Arapiraquense disputaria naquele ano a final da Terceirona contra a equipe do América de Minas Gerais e terminaria a competição na segunda colocação da competição.