Ambev abre inscrições para programa de Trainee com salário de R$ 5.500

Por Redação com Diário de Pernambuco 29/07/2015 09h09
Por Redação com Diário de Pernambuco 29/07/2015 09h09
Ambev abre inscrições para programa de Trainee com salário de R$ 5.500
Foto: Divulgação
Uma das cervejarias mais forte do mercado brasileiro, a Ambev, anunciou, nesta terça-feira, que está com as inscrições abertas para o programa Trainee Global 2016. O programa é uma das principais portas de entrada para quem deseja trabalhar e fazer carreira na companhia. No processo seletivo, a empresa busca “jovens autênticos, criativos, que tenham brilho nos olhos e vontade de se tornar donos do negócio”.

As inscrições para o programa de trainee 2016 da Ambev começam hoje e se estendem até o dia 7 de setembro por meio do site www.queroserambev.com.br. Podem se candidatar jovens de todo o Brasil com até dois anos de formados ou que tenham previsão de formatura para o final de 2015. Após o período de inscrições, são realizadas provas online de perfil, inglês e raciocínio lógico.

Depois da etapa inicial, os candidatos serão submetidos a um teste para desenvolver um projeto e apresentá-lo virtualmente. Posteriormente a esta fase, acontecem as entrevistas presenciais por todo o país, com a realização de um painel de negócios, quando os jovens desenvolvem um case em equipe. Na parte final do processo seletivo, acontecem entrevistas individuais com os diretores e o presidente da Ambev.

Remuneração e tempo
Um dos principais diferenciais do programa de trainee da Ambev é que os aprovados já ingressam na companhia como funcionários contratados. O salário inicial é de 5,5 mil reais e não há um número limitado de vagas. A cervejaria contrata aqueles que se identificam o com a cultura da empresa. O programa de treinamento tem duração de dez meses e nesse período os trainees aprendem sobre todas as áreas da companhia.

Na primeira fase (primeiros cinco meses), eles passam dois meses nas unidades fabris da Ambev para conhecer o processo de produção de bebidas. Depois, ficam mais dois meses nos centros de distribuição direta para aprender sobre as atividades da área comercial e, por fim, participam, por um mês, de treinamento estratégico no prédio da administração central da companhia, em São Paulo, para se aprofundar na cultura Ambev e no conhecimento das áreas.

Na segunda metade do programa (os cinco últimos meses), os jovens escolhem uma área de interesse na qual recebem orientação dirigida e aprofundam os conhecimentos sobre suas atividades futuras. Durante esta etapa, os trainees passam por um período de treinamento intensivo no exterior. Nesta ocasião, eles se reúnem e desenvolvem atividades com os demais trainees dos outros países onde a Anheuser-Busch InBev atua.

Entre os critérios analisados ao longo da seleção estão habilidade para gerenciamento de pessoas e negociação, interesse por desenvolvimento de novas tecnologias, capacidade de liderança e visão empreendedora, inglês fluente, disponibilidade para viagens e mudanças de cidade, estado ou país, experiência com trabalho voluntário ou entidades estudantis e perfil empreendedor.

Podem se inscrever alunos e recém-formados dos cursos de administração de empresas (diversas habilitações), administração pública, agronomia, agronegócios, análise de sistemas, biologia, bioquímica, biotecnologia, ciências contábeis, ciências da computação, ciência dos alimentos, comércio exterior, comunicação social (habilitação em marketing, jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas, comunicação mercadológica, comunicação e multimeios, propaganda e marketing), controladoria e finanças, design, direito, direito internacional, economia, engenharia (todas), estatística, farmácia, física, psicologia, química, matemática, processamento de dados, relações internacionais ou sistemas da informação.

De acordo com a companhia, com base em uma gestão meritocrática, a Ambev forma líderes “dentro de casa” e, hoje, 94% dos vice-presidentes e diretores ingressaram na companhia como trainees. “Nosso foco está em treinar e dar espaço para crescimento rápido dos nossos funcionários. A formação de líderes é um de nossos maiores atributos, acreditamos que esse modelo de gestão é uma maneira de reconhecer ‘nossa gente’ e manter a cultura da companhia”, afirma Renato Biava, diretor de desenvolvimento de gente da Ambev.

O atual presidente da companhia, Bernardo Paiva, é um dos exemplos de como a cultura meritocrática, a visão empreendedora e o sonho grande abrem portas e aceleram o crescimento profissional dentro da Ambev. Bernardo, que entrou na cervejaria como trainee em 1991, ocupou posições de liderança em vendas, suprimentos, logística e finanças. Para realizar tais funções, o executivo morou no Brasil, Canadá, Argentina e Estados Unidos.