Encontro de Cacheadas de Viçosa: liberdade afro brasileira através da aceitação capilar

Por Ascom/Viçosa 14/05/2015 10h10
Por Ascom/Viçosa 14/05/2015 10h10
Encontro de Cacheadas de Viçosa: liberdade afro brasileira através da aceitação capilar
Foto: Ascom/Viçosa
Um grupo de amigas está promovendo em Viçosa o Primeiro Encontro de Cacheadas da Cidade. A proposta do encontro é discutir a aceitação do cabelo natural e colocar em relevância a identidade afro brasileira.

O encontro acontece no próximo domingo, 17, na Praça Apolinário Rebelo, a partir das 14hs. Nele serão realizados sorteios de kits capilares e turbantes, com tutorial de uso, além de recital de poesia, e apresentações musicais, com a cantora Larissa Pedro, e com a Banda Afro Gurungumba.

De acordo com a cientista social, Letícia Souza, uma das organizadoras do evento, é preciso desconstruir a ideia entre cabelo bom e cabelo ruim, “na verdade o que nós temos não é uma hierarquia de cabelo, mas texturas diferentes, e cada uma possui sua beleza”.

A cientista social também explica que quando começamos a discutir sobre a questão capilar trazemos à tona todas as questões referentes ao preconceito contra o negro. “Além de incentivar as pessoas a assumirem seu cabelo natural o encontro é uma troca de experiências, uma criação de vínculos e representatividade da identidade negra em Viçosa”.

Hellen Christina, cientista social, e também organizadora do evento, ressalta que a aceitação do cabelo natural não é moda, é na verdade libertação de ideias preconcebidas, é um ato político. “Quando nos propomos assumir nosso cabelo na forma natural, a gente se propõe a enfrentar o preconceito, a enfrentar o racismo”.

Os Encontros pela valorização dos cabelos crespos e cacheados têm crescido no Brasil e chega à cidade pela primeira vez. O evento em Viçosa será um encontro de homens e mulheres de cabelos cacheados, crespos, pessoas que estejam em transição capilar e até simpatizantes da causa.
 

Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.