Justiça do Rio proíbe Torcida Jovem do Flamengo de ir aos estádios por um ano

Por Redação com Agência Brasil 13/03/2015 20h08
Por Redação com Agência Brasil 13/03/2015 20h08
Justiça do Rio proíbe Torcida Jovem do Flamengo de ir aos estádios por um ano
 Os integrantes da Torcida Jovem do Flamengo não poderão ir aos estádios pelo prazo de um ano. A decisão doo Juizado do Torcedor e Grandes Eventos foi anunciada hoje (13). A liminar da Justiça atendeu a requerimento feito ontem (12) pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) em ação civil pública proposta pela promotora de Justiça Glícia Pessanha Viana Crispim, em auxílio à 4ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital. A informação é da assessoria de imprensa do MPRJ.

No último dia 6, a Justiça divulgou decisão idêntica à aplicada agora, relativa à torcida do Fluminense (Young Flu) e à Força Jovem do Vasco.

De acordo com a liminar, caso a medida seja descumprida, os integrantes da Torcida Jovem do Flamengo pagarão multa de R$ 20 mil por torcedor identificado ou por evento esportivo em que participe, sujeitando-se ainda à retirada do local da partida.

A decisão da Justiça estabelece ainda que os integrantes da torcida organizada não poderão utilizar marcas, camisas, instrumentos musicais ou entoar cantos alusivos à presença dos torcedores em um raio de 5 quilômetros dos locais onde ocorram jogos de futebol ou outros eventos esportivos.

Segundo o MP-RJ, investigações feitas pelo Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) e encaminhadas à ao órgão apuraram atos de violência praticados por membros da Torcida Jovem do Flamengo no dia 31 de janeiro deste ano, no jogo entre equipes do Macaé e Flamengo no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, no município de Macaé, norte do estado.

Momentos antes da partida, integrantes da torcida organizada do Flamengo invadiram o vestiário do Macaé e “furtaram pertences e aterrorizaram jogadores e membros da comissão técnica”, inclusive, o goleiro Ricardo Berna foi agredido fisicamente por alguns torcedores. Os fatos foram comprovados por meio de vídeos postados na internet.

A ação civil pública cita outros episódios registrados no dia 1º de março, na Estação São Cristóvão do metrô, na zona norte, no dia do jogo do Flamengo e Botafogo pelo campeonato carioca. No local, um torcedor do flamenguista foi preso com arma de fogo e drogas.