Presídios de Alagoas estão com ocupação máxima

Por Redação com GazetaWeb 14/12/2014 14h02
Por Redação com GazetaWeb 14/12/2014 14h02
Presídios de Alagoas estão com ocupação máxima
Foto: GazetaWeb
O secretário de Ressocialização e Inclusão social de Alagoas, Coronel Carlos Luna, declarou que o sistema prisional está no limite do perigo. “Se extrapolarmos esse limite, podemos perder totalmente o controle da situação”, disse.

O juiz da Vara de Execuções Penais, José Braga Neto, teme que neste fim de ano haja rebeliões, visto que, as casas de custódias, carceragens das delegacias e todas as unidades prisionais do estado estão superlotadas.

Como medida paliativa o secretário defende a antecipação na inauguração da nova unidade prisional masculina de Maceió. “A obra tem previsão de conclusão para 20 de janeiro, mas defendo que a gente abra imediatamente,” declarou.

Com essa antecipação na utilização do presídio cerca de 350 presos, de maior periculosidade, sairiam da carceragem da Polícia Civil. Para os presos de menor periculosidade, o secretário defende a aplicação de medida cautelar, ou seja, responder pelos crimes em liberdade.

Devido à superlotação os agentes penitenciários estão de braços cruzados este final de semana. A tensão aumenta com a chegada de novos presos. O estado registrou um crescimento recorde da população carcerária.