Seminário marca ações do Dia Contra a Corrupção em Arapiraca

Por Redação com Assessoria 06/12/2014 10h10
Por Redação com Assessoria 06/12/2014 10h10
Seminário marca ações do Dia Contra a Corrupção em Arapiraca
Foto: Divulgação
Na próxima terça-feira (09), ocorrerá em Arapiraca o seminário que marca, em Alagoas, o Dia Internacional Contra a Corrupção (DICC). Promovido pela Controladoria Geral da União (CGU), o evento será realizado no auditório do Planetário de Arapiraca, a partir das 9h, e tem como objetivo fortalecer a discussão em torno das ações de prevenção e combate à corrupção, bem como debater a importância da transparência na gestão pública e controle social.

A realização do DICC em Alagoas é apoiada pelo Fórum de Combate a Corrupção (Focco-AL), do qual Fellipe Mamede é membro. Na avaliação do titular da Secretaria Municipal de Controle Interno (SMCI), a participação da Prefeitura de Maceió no evento é importante, visto que a transparência no poder público é um das prioridades nas ações da atual gestão do Executivo.

“Contribuir com o fortalecimento do combate à corrupção é um dever imposto a todas as instituições democráticas, mas também a todos os cidadãos, e, por isso, mostra-se de fundamental importância esclarecer à sociedade os malefícios que este mal causa e como é possível prevenir e combatê-lo”, disse Mamede, que também é vice-presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

De acordo com a programação, o seminário do DICC contará com um debates sobre o “Papel das instituições democráticas no combate à corrupção”, mediado pelo advogado da União, André Luiz de Almeida Mendonça, “O combate à corrupção em Alagoas”, que abordará a atuação do Ministério Público Estadual (MPE), por meio da apresentação do procurador-geral de Justiça Sérgio Jucá. O evento também contará com uma apresentação teatral promovida pelo Parlamento Jovem com o Grupo de Educação Fiscal da Receita Federal.

DICC

O Dia Internacional Contra a Corrupção (DICC) foi instituído no dia 09 de dezembro de 2003 a partir da assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, no México, que teve por objetivo fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo. As ações alusivas à data são realizadas simultaneamente em diversos estados brasileiros e têm como público-alvo agentes públicos, estudantes e a sociedade civil.