Nova gestão do governo conhece os problemas e os desafios da Saúde Pública em Alagoas

Por Redação com Assessoria 12/11/2014 09h09
Por Redação com Assessoria 12/11/2014 09h09
Nova gestão do governo conhece os problemas e os desafios da Saúde Pública em Alagoas
Foto: Assessoria
As ações realizadas, os problemas e os próximos desafios na saúde pública de Alagoas foram o tema central da reunião entre a equipe de transição do atual Governo, coordenada pelo secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, e a equipe da próxima gestão, coordenada pelo governador eleito, Renan Filho. O encontro aconteceu nesta terça-feira (11), no Centro Empresarial Barão de Penedo, sede dos trabalhos de transferência de gestão.

A reunião sobre a Saúde contou ainda com a presença da presidente do Lifal, Esvalda Amorim, da reitora na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Rozangela Wyszomirska, da secretária adjunta da Saúde, Júlia Levino, além do vice-governador eleito e coordenador da equipe de transição do novo governo, Luciano Barbosa, do médico Fábio Farias e dos advogados Cristian Reis Teixeira e Fernanda Marinela, que também integram a equipe do governador eleito Renan Filho.

As atividades foram iniciadas tendo como foco o trabalho de reestruturação do Lifal e a apresentação de soluções e ações que estão sendo realizadas pelo atual Governo. Em seguida, foi a vez de apresentar a Uncisal para os integrantes da futura gestão. “Temos um concurso em vigência, que irá contribuir muito para a Universidade. Serão novos servidores que irão colaborar para a melhoria do ensino superior em Alagoas”, destacou a reitira da Universidade.

Dando continuidade aos trabalhos, o secretário Jorge Villas Bôas apresentou a estrutura da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), ressaltando as principais ações da pasta. Na oportunidade, Villas Bôas destacou a importância da gestão tripartite, constitucionalizada no Sistema Único de Saúde (SUS), e da parceria com os municípios. “Ao Governo do Estado cabe prestar apoio técnico e financeiro aos municípios, mas hoje vamos além disso, para que tenhamos qualidade nos serviços. Ainda existem unidades hospitalares, de perfil municipal, sob a administração do Estado”, explicou o secretário.

As ações para a melhoria do Hospital Geral do Estado (HGE) também foram apresentadas na reunião. “Os leitos de retaguarda foram fundamentais para a melhoria da assistência no HGE. Hoje, controlamos a superlotação, mesmo havendo alguns dias de maior demanda, principalmente nos fins de semana”, disse.

Para o governador eleito, Renan Filho, este é um momento importante para a troca de informações entre as equipes. “Estamos ouvindo atentamente cada segmento do governo e hoje pude tirar duvidas importantes no setor da saúde. A colaboração do secretário Jorge Villas Bôas e sua equipe foi de fundamental importância para podermos oferecer uma saúde de qualidade para os alagoanos", destacou.