Combatendo a celulite por meio da alimentação

Por Portal Sare 27/10/2014 19h07
Por Portal Sare 27/10/2014 19h07
Combatendo a celulite por meio da alimentação
Foto: Portal Sare
Quais alimentos devem ser consumidos com mais frequência na dieta?

Ninguém gosta de ter celulite não é mesmo? E esse não é só um problema estético como muitas pessoas pensam, celulite é um processo inflamatório que pode ser atenuado com recursos como tratamentos específicos, medicamentos naturais, cremes cosméticos e também, com alimentos saudáveis.

Quais alimentos são indicados para o tratamento e prevenção da celulite? Aqueles que são ricos em antioxidantes e que possuem entre as suas propriedades, o poder anti-inflamatório e diurético, tratam-se de alimentos que favorecem na desintoxicação do organismo.

Alimentos integrais: São ricos em fibras, dessa forma, agem melhorando a circulação sanguínea, consequentemente atuam a favor da saúde do coração e melhoram inclusive, o aspecto inflamatório da celulite que gera aqueles “furinhos” tão indesejados, principalmente pelas mulheres.

Verduras de folhas verde escuras são importantes agentes diuréticos que eliminam aquela sensação de inchaço que incomoda tantas pessoas, vale ressaltar que dentre as folhas escuras, o agrião chama à atenção pelo alto poder diurético. É importante lembrar que por esse motivo, é fundamental beber muita água para que não haja o risco de desidratação, principalmente nessa fase do verão.

As frutas cítricas em particular são formadas por quantidade considerável de água, são ricas em antioxidantes e em vitamina C, vitamina importante com poder anti-inflamatório e de aumento da defesa do organismo contra agentes invasores (bactérias, vírus, fungos, entre outros). A atenção é em relação ao abacaxi, fruta de poucas calorias, rica em água, em vitamina C e em uma enzima conhecida como bromelina, importante para facilitar o processo de digestão dos alimentos, o abacaxi é altamente diurético, em uma dieta equilibrada favorece o emagrecimento e pode ser aproveitado de diversas maneiras como em sucos, consumido in natura, por meio de chás, entre outros.

O azeite extravirgem é indispensável na dieta, por ser rico em ômega-3, importante antioxidante, age não apenas protegendo a saúde do coração, mas prevenindo e tratando processos inflamatórios, incluindo o tratamento da celulite.

O gengibre que atualmente também pode ser encontrado por meio de suplementos, é rico em antioxidantes e possui poder termogênico, ou seja, aumenta a temperatura corporal e acelera o metabolismo, além de emagrecer também age diretamente sobre processos inflamatórios.

O consumo de sal (sódio) está intimamente ligado com a sensação de inchaço que incomoda tantas pessoas e com o desencadeamento de processos inflamatórios como a celulite. É fundamental abolir o consumo do sal na dieta, faça importantes substituições, o sal marinho, por exemplo, pode ser utilizado, alcaparras também representam opção mais saudável para substituir o sal. Ervas podem ser utilizadas para agregar sabor aos mais diversos pratos e para diminuir a necessidade da utilização do sal, utilize manjericão, orégano, açafrão, entre outros, que também possuem propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, o açafrão é rico em antioxidantes e segundo estudos realizados recentemente, teria o poder até mesmo de prevenir o câncer.

Claro que a prática de atividades físicas pelo menos três vezes por semana dentro da modalidade aeróbica principalmente são fundamentais para a prevenção e tratamento desse problema que tanto incomoda o público feminino. Não se conforme com a celulite, há sim maneiras de tratá-la.