PM faz transferência de comandos em unidades da capital e interior

Por Redação com Assessoria 09/10/2014 07h07
Por Redação com Assessoria 09/10/2014 07h07
PM faz transferência de comandos em unidades da capital e interior
Foto: Assessoria
O comando da Polícia Militar de Alagoas publicou na edição de hoje (09) do Boletim Geral Ostensivo da corporação, a readequação de oficiais superiores nos comandos das unidades da capital e interior.

O destaque fica por conta do Comando do Policiamento da Capital (CPC), responsável por gerenciar o policiamento desempenhado por unidades e subunidades da capital e de mais nove municípios que compõem a região metropolitana. O coronel Paulo Domingos Lima Júnior dará lugar ao coronel Ivon Berto Tibúrcio de Lima, que anteriormente ocupou a chefia do Estado Maior Geral (EMG). Ivon assume com a missão de diminuir o índice de criminalidade da região, com foco nas ações preventivas e estreitando ainda mais o canal de comunicação com a sociedade.

O comando de duas unidades operacionais especializadas também foram mudados. O Batalhão de Operações Especiais (Bope) passará a ser comandado pelo tenente-coronel Walter do Valle, um dos oficiais mais antigos e experientes da PMAL. Já o Batalhão de Radiopatrulha será comandado pelo tenente-coronel Eduardo Apollo Lucena, um dos fundadores da Copes (Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão).

Os principais batalhões responsáveis pelo policiamento de áreas da capital alagoana também terão novos comandantes, com destaque para o 1º Batalhão, responsável pelo policiamento da parte baixa da cidade, que terá a frente o tenente-coronel José Maxwell da Silva Santos, além do 4º Batalhão, que abrange o Farol, Bebedouro, Chã da Jaqueira, Clima Bom e adjacências, que será comandado pelo major José Cláudio do Nascimento.

De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Marcus Pinheiro, essa reorganização do nível estratégico da corporação já havia sido planejado com antecedência, aguardando apenas o final da “Operação Eleições 2014” para ser posto em prática.

“A Polícia Militar tem o dever de ser mais dinâmica no combate à criminalidade, sendo assim, através de um plano de comando, temos por objetivo oxigenar a área operacional da Polícia Militar com foco na prevenção e, principalmente, no contato mais aproximado com nosso maior cliente – o cidadão”.

Pinheiro ainda destacou que pretende comandar pessoalmente diversas operações desenvolvidas pela PM, reforçando a parceria com o Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público Estadual (Gecoc) e com a Polícia Civil em prol da segurança pública. Além disso, quer um comando mais participativo e mais próximo dos anseios da sociedade mediante as demandas apresentadas pelas lideranças comunitárias, considerando que é inconcebível uma sensação de insegurança, portanto, a corporação está se adequando a fim de atender os anseios dos alagoanos por uma Alagoas mais segura.

“Precisamos trabalhar a questão da não ocorrência, que significa diminuirmos a atuação direta no crime no momento do seu cometimento, em virtude justamente da diminuição de sua incidência, ou seja, precisamos ser proativos e buscar soluções junto às comunidades para adequar o policiamento específico de acordo com cada realidade. Precisamos evitar que o crime aconteça, e para aqueles de natureza irremediável, precisamos ser ágeis e enérgicos dentro do limite da lei, com a finalidade de manter a credibilidade de nossa corporação junto ao povo alagoano. Essa é a missão que será repassada aos novos comandantes”, finalizou o coronel.