Bibliotecas de Arapiraca são escolhidas pela Fundação Bill Gates

Por Redação com Assessoria 02/06/2014 21h09
Por Redação com Assessoria 02/06/2014 21h09
Bibliotecas de Arapiraca são escolhidas pela Fundação Bill Gates
Foto: Assessoria
Os projetos inovadores da rede de bibliotecas públicas de Arapiraca foram selecionados para participarem do Programa Global Libraries, que é uma iniciativa da Fundação Bill & Melinda Gates, em parceria com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e Fundação Biblioteca Nacional.

Em todo o Brasil foram selecionados os projetos desenvolvidos nas Arapiraquinhas – as bibliotecas digitais de bairro e a Biblioteca Professor Pedro Reis, além da Biblioteca Pública do Pará e Biblioteca Pública de Taubaté, em São Paulo.

As Arapiraquinhas foram implantadas na gestão do ex-prefeito Luciano Barbosa, e estão sendo ampliadas na administração da prefeita Célia Rocha (PTB),

O município de Arapiraca é o único em toda a Região Nordeste que foi contemplado com a participação nessa etapa do programa da Fundação Bill e Melinda Gates.

A instituição foi criada por Bill Gates, fundador e ex-presidente da Microsoft, e a sua mulher, Melinda Gates. Os fundos desta Organização sem fins lucrativos proveem de doações de privados, sendo as principais da parte de Bill e Melinda Gates e de Warren Buffet.

A fundação foi criada em janeiro de 2000 e tem a sua sede em Seatle, Washington, nos Estados Unidos, gerindo cerca de US$ 38 bilhões.

É dirigida por William H. Gates, pai de Bill Gates, e por Patty Stonesifer. Esta tem como objetivo central a melhoria das condições de vida, nomeadamente na saúde, e a luta contra a pobreza. Nos EUA a instituição pretende promover a educação e o acesso à tecnologia.

Pontos de informação

De acordo com a bibliotecária Wilma Nóbrega, o projeto consiste na formação de pontos de informação e comunicação nas bibliotecas públicas (PIC/BP).

Ela adiantou que a escolha de seleção de Arapiraca levou em conta o apoio que a prefeita Célia Rocha (PTB) e a secretária de Cultura, Tânia Santos, estão dando ao trabalho realizado nos espaços de leitura e pesquisa em Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

“A iniciativa também conta com o apoio da Biblioteca Estadual”, explicou Wilma Nóbrega, acrescentando que o município será um polo multiplicador de informações para toda a região.

Para serem escolhidas pela Fundação Bill e Melinda Gates, as bibliotecas de Arapiraca conseguiram aprovação por conta da presença de acesso à internet, mais de três computadores em funcionamento, acompanhamento de bibliotecário e o apoio da administração municipal com a difusão de tecnologia, comunicação, educação e cultura, bem como o apoio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.

As articulações serão coordenadas pela bibliotecária Wilma Nóbrega, como parte do início do Plano Municipal de Incentivo do Livro e Leitura, fortalecendo a Plano Municipal de Cultura.

Objetivos

O Programa Global Libraries tem por objetivo melhorar o acesso público à informação em bibliotecas públicas de países em desenvolvimento.
Em 2013 foi realizada uma pesquisa pela Fundação Pensamento Digital sobre a “Condição de uso e apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) pelas bibliotecas brasileiras apontou: ”As bibliotecas públicas são organizações integradas às políticas públicas de governo e trazem em suas missões entre outros objetivos, o acesso à informação.

Ainda que no momento as bibliotecas brasileiras tenham foco na área cultural e na promoção da leitura, supõe-se que elas sejam potenciais centros para o desenvolvimento de formas de uso de tecnologia que proporcionem desenvolvimento ou melhoria da qualidade de vida em especial das populações menos favorecidas no Brasil.”
Com a necessidade apontada na pesquisa, o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) em parceria com o Instituto de Políticas Relacionais, entidade selecionada pela Bill & Melinda Gates Foundation (BMGF) para executar o projeto piloto, desenvolveram o proposta intitulada “Ponto de Informação e Comunicação (PIC) em Bibliotecas Públicas no Brasil”.

O projeto é pautado em uma metodologia participativa, será desenvolvido por etapas, envolvendo funcionários da biblioteca e usuários, especialmente os jovens da comunidade, para criar dentro das bibliotecas um Ponto de Informação e Comunicação (PIC) com o estabelecimento de parcerias (com o governo local , universidades, organizações não-governamentais , empresas locais e outros).
O projeto piloto irá resultar num guia com recomendações para o uso de uma metodologia participativa com potencial para ser replicado em outras bibliotecas públicas brasileiras com objetivo de melhorar o engajamento de bibliotecas com a comunidade para atender melhor às demandas da comunidade por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Terá a duração em 12 meses com início no segundo semestre de 2014.

Ações
O projeto anda tem commo objetivos específicos capacitar bibliotecários em metodologia participativa e em tecnologia da informação e comunicação; mapear o contexto comunitário por bibliotecários; levantar necessidades de informação e comunicação comunitária; aumentar a capacidade de bibliotecários estabelecerem parcerias locais e gerenciar informações locais; aumentar a capacidade da biblioteca pública de integrar as TIC para seus serviços e fortalecer a participação dos jovens e usuários da comunidade na biblioteca pública; implantar um ponto de acesso do serviço de informação (PIC) e comunicação dentro de biblioteca; estabelecer uma metodologia participativa para que os resultados do projeto podem ser replicados.

Wilma Nóbrega afirmou, ainda, que em breve a prefeita Célia Rocha vai instituir, através de Decreto, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas.