Ninfomaníaca estreia nos cinemas

Por Diário de Pernambuco 11/01/2014 21h09
Por Diário de Pernambuco 11/01/2014 21h09
Ninfomaníaca estreia nos cinemas
Foto: Diário de Pernambuco
Apesar de toda a expectativa criada em torno de Ninfomaníaca: Volume 1, o filme de Lars Von Trier, que se tornou polêmico antes mesmo de ser mostrado, não necessariamente deixará os espectadores chocados ou excitados. As cenas de sexo são tão explicadas pelos diálogos e recebem tantas interferências gráficas didáticas (números, letreiros, imagens metafóricas) que os movimentos corporais perdem a força e as sensações mais instintivas ficam prejudicadas.

Como aponta o título, este é o primeiro episódio de uma obra maior que se completará no Ninfomaníaca: Volume 2 (estreia prevista para março). Os dois capítulos foram criados como um filme só, lançado em duas partes. Conclusões definitivas só poderão ser definidas diante da obra completa, mas isso não impede a avaliação dos procedimentos estéticos adotados já nas duas horas que estão nas telas.

Ninfomaníaca: Volume 1 concentra-se na iniciação sexual da personagem Joe, que perde a virgindade precocemente e passa a fazer sexo com uma quantidade de homens numerosa o suficiente para classificá-la como uma viciada. Ela e uma amiga, por exemplo, criam uma disputa para ver quem consegue transar com mais parceiros diferentes ao longo de uma viagem de trem.

Na adolescência, Joe é interpretada por Stacy Martin, que protagoniza todas as cenas de sexo do primeiro filme. Charlotte Gainsborg, que vive a personagem adulta, aparece apenas para narrar sua história e justificar seus atos para o pescador Seligman (Stellan Skasgard). Ele a encontra descordada no meio da rua e a leva para um apartamento, onde começa o diálogo intercalado pelos flashbacks eróticos. Na discussão, o sexo é associado ao pecado e à culpa, usado como uma arma pelas mulheres. Joe, em um das cenas, diz que é contra o amor.

Além de Charlotte Gainsbourg, Stellan Skasgard e Stacy Martin, os atores Christian Slater, Uma Thurmam, Connie Nielsen e Shia LaBeouf aparecem no primeiro volume, enquanto Willem Dafoe, Udo Kier e Jamie Bell, entre outros, estarão apenas no segundo.

Esta é a terceira parceria consecutiva de Charlotte com Lars Von Trier, já que eles trabalharam juntos em Anticristo (2009) e Melancolia (2011). Dafoe também está em Anticristo.