Saiba quais são os filmes mais aguardados de 2014

Por Pop 04/01/2014 11h11
Por Pop 04/01/2014 11h11
Saiba quais são os filmes mais aguardados de 2014
Foto: Pop
Mais um ano que acaba, mais um ano que começa. E para o cinema, isso significa que é hora de renovar as reservas de expectativa em relação aos filmes que queremos muito ver. Essa primeira parte traz os filmes que deverão estrear no primeiro semestre de 2014. Mas, não custa lembrar, tudo depende da estratégia de vendas das distribuidoras nacionais, que tendem a mudar tudo de última hora.

"Ajuste de Contas" - Algum produtor teve a ideia de fazer uma comédia de boxe com Rocky Balboa e Jake LaMotta, os dois boxeadores mais icônicos do cinema, em cada corner. Vale só para ver Sylvester Stallone encarando Robert De Niro no ringue.

"Ninfomaníaca" - Lars Von Trier fez um filme pornô de arte. E é tudo o que precisamos saber.





"O Lobo de Wall Street" - Na quinta colaboração entre Leonardo DiCaprio e Martin Scorsese eles mergulham no mundo sem lei dos apostadores na bolsa de valores de Nova York. E a coisa não é bonita.

"Trapaça" - David O. Russell coloca Christian Bale, Jennifer Lawrence, Bradley Cooper, Amy Adams e Jeremy Renner em um esquema para pegar políticos corruptos. Tudo nos anos 70, com aquelas roupas e aqueles cabelos. Não tem como dar errado.

"Fruitvale Station: A Última Parada" - Vencedor do Festival de Sundance, o filme acompanha o último dia de vida de Oscar Grant, rapaz que levou um tiro nas costas, disparado por policiais, pelo simples fato de ser negro. Destaque para o trabalho de Michael B. Jordan no papel central.

"A Menina que Roubava Livros" - Adaptação do sucesso editorial de Marcus Susak, que acompanha uma menina alemã que sobrevive com sua família durante a Segunda Guerra Mundial.

"Uma Aventura Lego" - Os mesmos diretores de "Anjos da Lei" abraçaram o universo cheio de referências pop de Lego para criar uma comédia de aventura épica.

"Ela" - Spike Jonze coloca Joaquin Phoenix se apaixonando pela voz de um programa de computador. Você só está rindo da situação se não souber que a voz é de Scarlett Johansson.

"Operação Sombra: Jack Ryan" - O personagem vivido por Alec Baldwin, Harrison Ford e Ben Affleck está de volta agora vivido por Chris Pine. A aventura irá mostrar uma de suas primeiras - e mais arriscadas - missões.

"Caçadores de Obras-primas" - George Clooney ainda não decepcionou na direção. E esse não parece ser o caso ainda. O filme acompanha um grande elenco (Murray, Blanchett, Damon etc…) recuperando obras de arte que os nazistas estão escondendo. O melhor é que é baseado em fatos reais.

"Walt nos Bastidores de Mary Poppins" - Tom Hanks faz Walt Disney durante os anos em que tentou convencer Pamela Lynns Travers, vivida por Emma Thompson, a lhe ceder os direitos de adaptação de "Mary Poppins". Se for ruim, já será bom o suficiente.

"RoboCop" - O brasileiro José Padilha faz sua versão do policial do futuro. O trailer indica uma versão mais humanista, mas, nem por isso, menos violenta. Será que fica a altura do clássico de Verhoeven?

"Tudo Por um Furo" - Não se deixe enganar pelo nome idiota no Brasil. Estamos falando da continuação de "O Âncora", neo clássico estrelado por Will Ferrell, o maior ator vivo. E qualquer desculpa para ver mais cenas envolvendo Ron Burgundy é mais do que válida.

"Inside Llewin Davis: Balada de um homem comum" - Os irmãos Coen mergulham no universo do Folk americano dos anos 70, tendo como base a hitória de Dave Van Ronk. O elenco é apenas a cereja do bolo, contando com nomes como Oscar Isaac, John Goodman e Carey Muligan.

"Até o Fim" - Robert Redford faz um marinheiro que enfrenta a natureza de todas as formas que conhece depois de um acidente de barco. É uma espécie de "As Aventuras de Pi" com colhões.

"Tudo Por Justiça" - Christian Bale em busca de vingança. Se não for suficiente, o elenco ainda conta com Zoe Saldana, Willem DeFoe, Casey Affleck e Woody Harrelson.

"Need For Speed" - Primeiro filme de Aaron Paul depois do sucesso de "Breaking Bad". Além disso, é uma adaptação do jogo de mesmo nome, cheio de manobras legais e perseguições alucinantes.

"O Físico" - O erro de tradução nacional mais clássico da literatura - trocando "O Médico" por "O Físico" - finalmente ganha sua adaptação.

"Rio 2" - As araras azuis de Carlos Saldanha estão de volta. O trailer mostra que o espírito do primeiro "Rio" não mudou na continuação. Perspectiva de diversão para todas as idades.

"Serena" - Terceira parceria entre Jennifer Lawrence e Bradley Cooper, dessa vez trocando David O. Russell por Susanne Bier. O filme conta a história real dos Pemberton, uma rica família da Carolina do Norte.

"The Grand Budapeste Hotel" - É um filme de Wes Anderson. Isso significa variações de amarelo e vermelho, personagens tão estranhos quanto adoráveis e elenco de ponta. Tudo embalado, dessa vez, em um ambiente de crime.

"Noé" - Sem filmar desde "Cisne Negro", Darren Aronofsky está de volta com o projeto mais ambicioso de sua vida: a história bíblica de Noé, vivido aqui por Russell Crowe. E dá-lhe efeitos visuais nisso tudo.

"Capitão América - O Soldado Invernal" - Mais uma história do Capitão América, o escoteiro da Marvel. Agora acompanhando os eventos pós "Os Vingadores", em que o herói se vê no meio de uma grande conspiração.

"Divergente" - Adaptação de romance adolescente em cenário pós-apocalíptico com protagonista feminina. Qualquer semelhança com "Jogos Vorazes" não é mera coincidência. Mas a questão é ver se temos uma tendência nas mãos.

"Transcendence" - Johnny Depp tem sua consciência transferida para um servidor. Uma vez lá, ele se torna cada vez mais poderoso. Estreia de Wally Pfister na direção. Ele trabalhou com Christopher Nolan como diretor de fotografia em toda a trilogia "O Cavaleiro das Trevas".

"Fading Gigolo" - Woody Allen vira o cafetão de John Turturro. Se você precisa de mais, basta saber que Sofia Vergara é uma das clientes.

"Expresso do Amanhã" - Joon-ho Bong, diretor coreano de "O Hospedeiro", faz sua estreia no cinema de Hollywood. Vamos acompanhar um grupo que tenta sobreviver em uma terra pós-apocalíptica em um trem que segue rumo a lugar nenhum. Como o primeiro filme dele, o elemento de ficção científica é uma desculpa para fazer uma crítica social.

E chegamos finalmente aos filmes que, segundo a previsão dos estúdios, deverão estrear no meio de 2014, aquela época mágica em que os cinemas são inundados com grandes produções. E teremos filmes para todos os gostos dessa vez.

"O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro" - Superada a necessidade de recontar a história que todo mundo já conhecia, é hora de levar o personagem para novos limites. Além de Andrew Garfield e Emma Stone, que voltam como Peter Parker e Gwen Stacy, novidades como Paul Gimatti e Dane DeHaan fazem valer o ingresso.

"Godzilla" - O elenco estrelado, com Aaron Taylor Johnson, Bryan Cranston, Juliette Binoche e outros, já chama atenção. Mas a parte importante é que o maior monstro da história do cinema está de volta para destruir uma meia dúzia de cidades que estiverem em seu caminho.

"Os Muppets 2" - Alguns anos atrás os bonecos de Jim Henson voltaram com tudo, provando que ainda são um conceito engraçado e cativante. A continuação deve seguir pelo mesmo caminho, mesmo que todo o elenco `humano` tenha sido trocado.

"X-Men: Dias de um Futuro Esquecido" - a promessa é que seja o "Os Vingadores" do universo mutante, combinando heróis do presente e do passado para tentarem evitar uma grande calamidade. Além disso é o retorno de Bryan Singer na direção.

"Malévola" - Niguém menos do que Angelina Jolie encarnando a bruxa má dos contos de fadas da Disney. Resta saber se ela conseguirá a difícil façanha de humanizar a personagem, que é má até no nome.

"A Million Ways to Die in The West" - Seth McFarlane mostrou que tem mão para o cinema em "Ted". Agora ele quer levar essa pegada para o velho oeste. Se tiver metade da graça de "Banzé no Oeste", clássico do subgênero de Mel Brooks, já está valendo.

"No Limite do Amanhã" - É uma espécie de mistura entre "O Feitiço do Tempo" com "Tropas Estelares". Vamos acompanhar Tom Cruise vivendo o mesmo dia de novo e de novo até se tornar o maior soldado de uma guerra intergaláctica.

"Como Treinar seu Dragão 2" - Soluço e Banguela estão de volta na continuação do que foi a melhor animação da Dreamworks em anos. Eles seguem em seu caminho para mudar o mundo viking e se tornarem dois grandes heróis lendários.

"O Homem Mais Procurado" - Baseado em um livro de John Le Carré, que já rendeu filmes como "O Alfaiate do Panamá", "O Jardineiro Fiel" e "O Espião que Sabia Demais". Assim como seus outros trabalhos, é um thriller de espionagem. Se não te convenceu, o elenco central tem Willem Dafoe, Phillip Seymour Hoffman, Daniel Bruhl, Rachel McAdams e Robin Wright.

"Jersey Boys" - Clint Eastwood resolveu fazer um musical. E o tema é a adaptação da peça de mesmo nome, sucesso na Broadway, que acompanha a carreira da boy band Four Seasons.

"The Zero Theorem" - Qualquer filme de Terry Gillian vale a pena. E um em que ele coloca Christoph Waltz como um matemático que quer descobrir a razão da existência, o que o deixa no radar de uma grande conspiração deve ser particularmente recomendável.

"Anjos da Lei 2" - O primeiro foi hilário. No segundo, que colocará os dois policiais vividos por Channing Tatum e Jonah Hill na universidade, o potencial é igualmente cômico.

"Dark Blood" - Último filme de River Phoenix, morto prematuramente aos 23 anos. O diretor, George Sluizer, resolveu terminar de editar o filme só agora, 20 anos depois, para lançar. Vale, nem que seja pela curiosidade levemente mórbida.

"Transformers: A Era da Extinção" - Robôs gigantes se batendo enquanto humanos correm por entre suas pernas. Depende do seu espírito, mas é, no mínimo, divertido.

"Planeta dos Macacos: O Confronto" - Sequência do sucesso inesperado de 2011 em que acompanharemos o fim da civilização humana e a ascensão dos símios. O destaque, claro, é para o trabalho de Andy Serkis emprestando voz e movimentos para o líder Caesar.

"O Destino de Júpiter" - Qualquer filme dos irmãos Watchowski implica em um espetáculo visual. E se a história meio clichê de um homem que tem que proteger uma menina porque ela ameaça a galáxia - vide "Branca de Neve e o Caçador" - assusta, deve ajudar saber que quem estrela é Chaning Tatum e Mila Kunis.

"Magic in the Moonlight" - Da última vez que Woody Allen fez um filme de época com toques de fantasia ele nos brindou com "Meia Noite em Paris" - o Woody Allen favorito de todo mundo que só conhece Woody Allen superficialmente. Precisa de mais?

"Teenage Mutant Ninja Turtles" - As Tartarugas Ninja estão de volta. Sério.

"Guardiões da Galáxia" - Um vagabundo espacial, uma guerreira, um brutamontes vingativo, uma árvore que só repete seu nome e um guaxinim enfezado. Combine isso e o resultado pode ser o melhor filme da Marvel desde "Os Vingadores".

"Os Mercenários 3" - Você se divertiu muito nos outros dois e sabe que vai se divertir mais ainda nesse. Não tente fingir que preferia ver um clássico do Goddard.
Agora já passamos do auge do verão no hemisfério norte. O que nos coloca com a segunda onda de super-produções, além do período do ano em que começam a aparecer comédias adultas e fortes candidatos - desde já - ao Oscar de 2015. É importante deixar claro, também, que essa é a época do ano em que as distribuidoras mais alteram o calendário, tentando capitalizar em lançamentos que fizeram bastante sucesso nos EUA.

"Hercules: The Thracian Wars" - Dwayne Johnson, o maior (literalmente) ator de Hollywood, encarna o maior herói grego em um épico dirigido por Bratt Ratner. A última parte não é muito animadora, mas é um filme de ação com bastante potencial ainda.

"Vizinhos" - Seth Rogen, com um filho recém-nascido, se muda para uma casa vizinha a uma barulhenta república estudantil, comandada por Dave Franco e Zac Efron. Tem como ser melhor?

"Can a Song Save Your Life?" - Próximo musical de John Carney, que nos trouxe, alguns anos atrás, o belo "Once - Apenas uma Vez". O elenco conta ainda com Hailee Steinfeld, Mark Ruffallo e Keira Knightley.

"The Maze Runner" - Adaptação do livro adolescente de James Dashner que acompanha um grupo de jovens, cujas memórias foram apagadas, em um futuro distópico, tentando escapar de um labirinto. Evoca o mesmo espírito de "Divergente" e "Jogos Vorazes".

"Sin City: A Dame to Kill For" - Continuação do neo-noir-estilizado de 2005. A fórmula é a mesma: uma cidade corrompida, tipos durões e muita violência gráfica. Como não ser bom?

"Tudo Vai dar Certo" - Win Wenders colocou James Franco como um escritor atormentado por um atropelamento fatal em que matou uma criança. No elenco ainda temos Charlotte Gainsbourg e Rachel McAdams.

"O Protetor" - Denzel Washington se reúne com Antoine Fuqua - parceria que lhe rendeu um Oscar por "Dia de Treinamento" - para uma versão cinematográfica da série "O Equalizador".

"Alexander and The Terrible, Horrible, Not Good, Very Bad Day" - Adapação do popular - ao menos lá fora - livro infantil de mesmo nome. Nele conhecemos o que é o pior dos piores dias da vida de Alexander, que já começa com chiclete no cabelo.

"The Boxtrolls" - Dos mesmos criadores de "Coraline" e "ParaNorman", uma nova aventura em Stop Motion. Acompanhamos, aqui, os trolls das caixas que, apesar de muito tímidos, se responsabilizam pela criação de um bebê. Só pode acabar em confusão.

"O Juiz" - Perfeito para quem está cansado de ver Robert Downey Jr. se alternando como Tony Stark e Sherlock Holmes. Aqui ele faz o filho de um renomado juiz do interior dos EUA que precisa voltar às origens quando seu pai é preso.

"Kill the Messenger" - O pesado thriller, baseado em fatos reais, coloca Jeremy Renner como um jornalista que, depois de desvendar uma conexão entre os cartéis de drogas e a CIA, se torna o alvo prioritário número 1 da agência secreta americana.

"Big Hero Six" - Animação da Disney que usará heróis do universo da Marvel. Um cientista cria um robô gigante, mas vai precisar reunir outros heróis para dar conta de uma ameaça que pretende destruir San Fransokyo.

"Interstellar" - Primeiro filme de Christopher Nolan depois de encerrar sua trilogia "Cavaleiro das Trevas". Nele acompanhamos um grupo que vai explorar os limites da realidade em uma audaciosa ficção científica.

"Dumb and Dumber To" - Simplesmente a continuação de "Debi & Lóide". E com Jim Carrey e Jeff Daniels retornando aos seus papéis. Precisa de mais?

"Fury" - O diretor David Ayer colocou Brad Pitt comandando um grupo de soldados responsáveis por um tanque, o Fury, durante a Segunda Guerra Mundial.

"Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1" - Primeira parte da conclusão da história de Katniss Everdeen em sua cruzada para derrubar o Capitólio.

"The Interview" - James Franco faz um charmoso apresentador de talk show que, por um motivo bizarro, se vê envolvido em uma trama de assassinato internacional. O elenco se completa, claro, com Seth Rogen.

"Imagine" - Al Pacino faz um velho roqueiro cuja vida muda completamente depois dele receber, com décadas de atraso, uma carta de John Lennon. Isso o motiva a buscar se reconectar com seu filho.

"Tomorrowland" - George Clooney faz um homem que, quando criança, chegou à Tomorrowland, um lugar controlado por um tecnocrata vivido por Hugh Laurie. O tempo passa e ele dá um jeito de voltar lá.

"O Hobbit - Lá e de volta outra vez" - A conclusão épica da jornada de Bilbo Bolseiro. Pelo final de "A Desolação de Smaug", vai ser batalha sobre batalha ao longo de três horas de filme.

"Minions" - Os ajudantes amarelos e histriônicos cansaram de roubar a cena em "Meu Malvado Favorito" 1 e 2. E agora eles terão, merecidamente, um filme só para eles.

"Exodus" - Ridley Scott resolveu colocar Christian Bale como Moisés em seu épico blíblico que contará a migração do povo judeu do Egito rumo a terra prometida.