Presos da Delegacia de Penedo são transferidos para novo presídio do Agreste
A Secretaria de Estado da Defasa Social (Seds) montou uma grande operação na manhã desta segunda-feira (2), para transferir 70 detentos da 7ª Delegacia Regional de Penedo para o Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano.
A operação mobilizou aproximadamente 60 homens, dentre eles agentes da Superintendência Geral do Sistema Prisional (SGAP) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Policia Militar. Os custodiados foram transferidos em oito vans, que tiveram a cobertura de quatro viaturas do Bope, quatro de escolta e um helicóptero
Todos os detentos tiveram que raspar o cabelo ainda na delegacia de Penedo. Para isso, foram chamados dois barbeiros e um auxiliar para que os presos se enquadrassem às normas da nova penitenciária. Eles também foram obrigados a vestir o uniforme prisional.
Prisões aconteceram na mesma hora da operação
Enquanto isso, no lado de fora, um lavador de carros identificado como José Orlando dos Santos, vulgo Ioiô, tentou burlar o cerco policial e foi detido por desacato autoridade. Já Rafael dos Santos, 22 anos, irmão de um detento, foi acusado de jogar um paralepípado no vidro de uma viatura da Polícia Civil, e também foi preso por danos ao patrimônio público.
O Secretário de Defesa Social, Dário César, chegou à Penedo em um helicóptero da SEDS para acompanhar toda a operação. Ele reafirmou o compromisso com a cidade de Penedo no sentido de melhorar as condições de trabalho dos agentes da Polícia Civil.
Dezenas de familiares dos presos, além de curiosos, se aglomeraram ao redor do cerco policial. Eles se surpreenderam com a transferência dos presos, já que não foram avisados.
Uma idosa ao saber da transferência de um parente preso passou mal e desmaiou na calçada, ela foi atendida por uma equipe do Corpo de Bombeiros e foi encaminhada para Unidade de Pronto Atendimento.