Estudante arapiraquense ganha destaque no cenário nacional do agronegócio

Por Redação com g1 e DS 21/10/2013 11h11
Por Redação com g1 e DS 21/10/2013 11h11
Estudante arapiraquense ganha destaque no cenário nacional do agronegócio
Foto: cortesia Gustavo Rios
O Estudante arapiraquense de Administração de Empresas, Gustavo Rios Costa, 20 anos, ganhou destaque no cenário nacional do agronegócio após fundar a Startup Xoboi (startup é uma organização com base tecnológica que ainda está buscando seu modelo de negócio e precisa ajustar seu produto no mercado). Xoboi é uma plataforma web que irá otimizar a relação entre os fornecedores e os empresários do setor rural.

O Xoboi foi o vencedor do D23, vigésima terceira edição do Desafio de Startups, que aconteceu durante o SEBRAE Startup Day dentro da Feira do Empreendedor em Maceió.

O Programa Gazeta Rural fez uma matéria falando um pouco sobre o Xoboi e sua facilidade virtual para o mundo rural. CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A MATÉRIA.

Confira abaixo a entrevista com Gustavo Costa, um dos fundadores da Xoboi, durante o evento D23 do Desafio de Startups.

Conte-nos rapidamente sobre o serviço e o Modelo de Negócios da Xoboi.
Xoboi é uma plataforma web voltada para o agronegócio que visa facilitar a compra de insumos para esse mercado. Vamos centralizar todos os fornecedores do agronegócio em nossa plataforma. Com a modalidade do leilão reverso vamos garantir o menor preço do mercado para o nosso cliente.

Quem são os fundadores?
Os fundadores do negócio são os estudantes Gustavo Rios Costa (Graduando em Administração de em-presas), Laércio Leão (Graduando em Administração de empresas), e os profissionais Adalberto Brito (Graduado em Análise de Sistemas) Alysson Messias (Graduado em Ciências da Computação)

De onde surgiu a ideia de fazer a Xoboi?
A ideia de criar o Xoboi surgiu quando os estudantes perceberam a dificuldade dos fazendeiros, veterinários e de todo o grupo técnico em encontrar e cotar os insumos necessários para gerir o seu agronegócio. Com isso, eles perdem muito tempo e dinheiro com a falta dessa tecnologia que estamos desenvolvendo.

Do ponto de vista pessoal, qual o sentido para vocês em desenvolver a Xoboi?
Somos apaixonados pela tecnologia e dois integrantes do grupo já vivenciam a falta dela no meio rural. Não é justo um trabalho tão importante para o mundo enfrentar problemas com a falta de recursos tecnológicos quando o mundo está cada vez mais globalizado. As tecnologias já existentes não são acessíveis principalmente para os micro, pequenos e médios agricultores. O feijão que está no nosso prato todo dia vem através deles, então, por que não facilitar a vida deles?

Vocês replicaram um modelo de alguma empresa de fora do Brasil?
Não toda tecnologia e modelo de negócio está sendo desenvolvida por nós.

Vocês iniciaram com recursos próprios ou com algum aporte financeiro?
Recursos próprios.

Qual foi sua expectativa na participação no Desafio de Startups? E comente como foi a parti-cipação de vocês.
A expectativa foi muito grande. Primeiro por que a responsabilidade era enorme, o D23 aconteceu no centro da Feira do Empreendedor de Alagoas em um espaço maravilhoso voltado só para Startups, onde aconteceu o circuito de Startups com a participações de grandes palestrantes do cenário nacional, como também painéis que abordavam bastante o assunto. Foi assim desde o primeiro dia, como o D23 foi só no quarto dia, tínhamos uma responsabilidade enorme em apresentar um produto de qualidade e uma apresentação ao nível do que foi as outras. Nossa participação foi de muita valia, pois já temos data marcada para o lançamento do nosso MVP e os feedbacks foram incríveis, então ainda dá tempo de rever algo, o desafio foi sensacional.