Novos alunos são recepcionados na Polícia Militar

Por Assessoria 14/10/2013 12h12
Por Assessoria 14/10/2013 12h12
Novos alunos são recepcionados na Polícia Militar
Os novos alunos recém-incorporados na Polícia Militar foram recepcionados na manhã desta segunda-feira (14). Os novos integrantes da corporação estiveram no Estádio Rei Pelé, bairro do Trapiche, onde realizaram a entrega de documentos pendentes e, já divididos em pelotões, receberam as primeiras instruções e informações sobre o início do Curso de Formação de Praças (CFP), previsto para ser iniciado no próximo dia 21 de outubro.

Os alunos foram recebidos pela comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), major Rita de Cássia, que repassou, juntamente com sua equipe, as primeiras instruções referentes à apresentação pessoal dos alunos. Amanhã, às 7h30, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, eles, já uniformizados com os trajes de alunos da PM, participarão da aula inaugural do curso, solenidade que contará com a presença do governador do Estado,Teotônio Vilela Filho.

O comandante-geral da PM, coronel Dimas Barros, esteve presente na recepção, acompanhando os momentos iniciais para realização do curso. Segundo ele, esta turma representa o reforço no policiamento ostensivo dentro de alguns meses. “Estes alunos estarão em breve atuando na promoção da segurança pública, colaborando com uma maior sensação de segurança. A equipe do CFAP está pronta para recebê-los e formá-los dentro das diretrizes instituídas pela corporação”, destacou.

Mais que a busca pela estabilidade, o ingresso na PM representa um sonho realizado para muitos destes alunos. O jovem Douglas Albuquerque, de 21 anos, é um deles. Com o desejo de se tornar policial militar desde criança e influenciado pelo pai, que também é policial militar, Douglas destaca que acaba de realizar seu grande sonho. “Foram muitas barreiras enfrentadas para chegar até aqui. Tive muitas dificuldades, principalmente relacionadas à prática de atividade física, onde tive que me dedicar muito para ser aprovado no teste de aptidão física. Com muito esforço, consegui perder 11 quilos em menos de um mês. Já me sinto um policial militar e não me vejo fazendo outra coisa”, afirmou.

Assim como Douglas, a jovem Fábia Regina Menezes, de 23 anos, também tem muitas expectativas em relação ao início do curso, principalmente por ser a Polícia Militar o seu primeiro emprego. Natural do município de Girau do Ponciano, ela se prepara para frequentar o CFP em Arapiraca. “Ser policial militar é meu sonho de criança. Recebi muito apoio da minha família, estudei muito para ser aprovada e tenho boas expectativas em relação ao curso. Espero que tenhamos uma excelente formação e que em breve estejamos contribuindo com a segurança pública em Alagoas”, frisou.

O curso

Previsto para ser iniciado na próxima segunda-feira, 21, o Curso de Formação de Praças (CFP) formará os alunos na função de soldado PM, habilitando-os a galgar até a graduação de 2º sargento. Durante o curso, eles receberão instruções práticas e teóricas sobre a atuação da Polícia Militar em sua missão constitucional de policiamento ostensivo e preservação da ordem pública. Disciplinas como modalidades de policiamento (a pé, motorizado, à cavalo, ciclístico, motopatrulhamento), policiamento comunitário, prática de tiro e treinamento físico farão parte das instruções.

De quarta-feira (16) até o domingo (20), os alunos participarão da Semana Pedagógica, que será realizada nos dois polos de formação (Maceió e Arapiraca). Neste período, os alunos conhecerão o trabalho desenvolvido pelas diversas unidades da PM e serão realizadas algumas atividades extras, como doação de sangue, entrega de donativos, entre outros.

No início do CFP, eles também participarão de um curso oferecido pela Escola de Governo e Instituto Cidadão, que tem como objetivo preparar o profissional para o exercício do funcionalismo público.

Ao todo, estão aptos a frequentar o curso 952 alunos, sendo que destes, 180 participarão do CFP em Arapiraca, e os demais em Maceió. O curso será em horário integral (manhã e tarde), sendo que as instruções teóricas, em sala de aula, ocorrerão no período da manhã e as práticas, como treinamento físico e instrução de tiro, à tarde. Atividades extras também poderão ser realizadas aos finais de semana, de acordo com o cronograma do curso