Blogs
Arthur Lira amplia ofensiva contra JHC e expõe bastidores de ruptura política em Alagoas
A disputa política em Alagoas para as eleições de 2026 ganhou novos contornos na última quarta-feira, 08, após aliados do deputado federal Arthur Lira (PP) passarem a divulgar amplamente uma matéria publicada pelo colunista Lauro Jardim, do O Globo, sobre uma suposta aproximação entre JHC e o grupo dos Calheiros.
Segundo a publicação, houve uma reunião em Brasília, entre Renan Filho, Fernando Farias, JHC e seu pai, João Caldas. A repercussão foi imediata e provocou reação direta de JHC, que negou publicamente sua participação na reunião.
Para contestar a informação, o ex-prefeito divulgou uma imagem ao lado do vereador João Cantuda, registrada na sede do PSDB em Maceió, como forma de comprovar que estava na capital alagoana no momento citado pelo colunista. A negativa, no entanto, não impediu que o conteúdo continuasse sendo explorado pelo grupo de Arthur Lira, que já era desafeto político dos Calheiros e agora se tornou adversários de JHC, após a última 'traição política' do ex-prefeito de Maceió.
Nos bastidores, a divulgação da notícia pelo grupo de Arthur Lira é interpretada como uma tentativa de consolidar o discurso de que JHC estaria se aproximando politicamente dos Calheiros após romper uma aliança que era considerada sólida, pelos menos até 2025. A relação entre os dois líderes se deteriorou de forma significativa ao longo dos últimos meses, especialmente após divergências sobre espaços de poder e articulações nacionais.
O rompimento ganhou força após JHC deixar o PL e se filiar ao PSDB. Com a mudança, JHC assumiu a presidência estadual do partido em Alagoas e reposicionou seu projeto político, mirando a disputa pelo Governo do Estado ou Senado.
A saída do PL foi marcada por tensões com Arthur Lira, incluindo impasses sobre a formação de chapa e a indicação de nomes para o Senado, como a primeira-dama Marina Cândia. Relatos indicam que as propostas de JHC foram rejeitadas, aprofundando o desgaste e levando ao rompimento definitivo.
O novo cenário eleitoral em Alagoas aponta para uma reorganização das forças políticas, com Lira buscando novas alianças e JHC tentando consolidar um projeto independente.
Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias
Homem é flagrado urinando em área de acesso restrito em CISP de cidade alagoana
VÍDEO: Luis Roberto aparece pela 1ª vez após afastamento da Globo por doença
IML de Arapiraca receberá investimentos em infraestrutura e tecnologia para modernização dos serviços
Câmera registra atropelamento na Rua Expedicionário Brasileiro, em Arapiraca

